Home / Europa / Reino Unido / Reino Unido: Londres, Stonehenge, as Terras Altas da Escócia …
O Serpentine, Hyde Park, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Niccolò di Lalla
O Serpentine, Hyde Park, Londres, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

Reino Unido: Londres, Stonehenge, as Terras Altas da Escócia …

O Reino Unido foi durante séculos o principal império marítimo e colonial da história. Esta nação teve grande influência na história dos últimos séculos. É composta de uma grande ilha, a Grã-Bretanha, que fica na costa do Canal Inglês entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte, e dum quinto da ilha de Irlanda.

A maior ilha, a Grã-Bretanha, está dividida em três regiões principais: ao sul está a Inglaterra, ao norte é a Escócia e ao oeste é o País de Gales. Fazem também parte do Reino Unido algumas ilhas ao redor da Grã-Bretanha incluindo ao noroeste as Hébridas e ao nordeste as ilhas de Orkney e Shetland.

A oeste é a Irlanda, onde a parte norte-oriental, a chamada Irlanda do Norte (Northern Ireland), faz também parte do Reino Unido. Entre as outras ilhas britânicas há as ilhas costeiras de Wight, Anglesey e Scilly, a Ilha de Man no Mar da Irlanda e as Ilhas do Canal entre a Inglaterra e a França.

O Reino Unido tem também 14 Territórios Ultramarinos (Overseas Territories). São os restos do maior império colonial da história. Essas áreas são encontradas em todos os continentes. Na América Central há a ilha de Anguilla, as Ilhas Virgens Britânicas, Montserrat, as Ilhas Turks e Caicos e as Ilhas Cayman. Na América do Sul são as Ilhas Malvinas (Falkland Islands), a Geórgia do Sul e as ilhas Sandwich do Sul. Na América do Norte há as ilhas Bermudas.

Entre a África e a América do Sul no Oceano Atlântico são a ilha de Santa Helena, a Ilha de Ascensão e a Ilha de Tristão da Cunha. Oceano Índico são as ilhas Chagos, também conhecidas como o Território Britânico do Oceano Índico (British Indian Ocean Territory). Na Ásia ocidental estão as Bases aéreas na ilha de Chipre (Sovereign Base Areas on Cyprus) e Gibraltar. Possessão britânica na Oceania é a remota ilha de Pitcairn. Na Antártida é o Território Antárctico Britânico (British Antarctic Territory).

O Reino Unido tem um perfil costeiro muito denticulado com penínsulas separadas por profundas baías. Estas enseadas têm a forma de estuário (Tamisa, Humber) ou são constituídas por entradas alongadas e estreitas, chamadas firths. As zonas norte e oeste do país são na sua maioria montanhosas, enquanto o sudeste da Inglaterra é composto por planícies. Entre as principais cadeias montanhosas são os Northwest Highlands, os Grampians, a Cheviot e terras altas do sul (Southern Uplands), as montanhas de Cumberland, os Montes Peninos. Todas estas alturas são porém modestas. O pico mais alto do país é o Ben Nevis na Escócia com 1343 metros.

Existem numerosos rios cheios de água com fluxos regulares, mas de curto comprimento, devido à forma do território britânico. Os mais importantes são o Tamisa, o Mersey, o Clyde e o Severn. Característica da Escócia são longos lagos estreitos, chamados loch. O mais conhecido dos quais é o famoso Loch Ness com 56 km², onde a legenda diz que aqui vive um monstro pré-histórico. O menos conhecido Loch Lomond com 56 km² é o maior da Grã-Bretanha. Mas o maior lago do Reino Unido está localizado na Irlanda do Norte: o Lough Neagh com 392 km².

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 242.521 km²
  • População: 59.755.700: Inglaterra 49.997.100, País de Gales 2.946.200, Escócia 5.114.600 e Irlanda do Norte 1.697.800.
  • Capital: Londres
  • Língua: Inglês é a língua nacional oficial. O Galês é língua co-oficial no País de Gales e o Gaélico escocês é lingua co-oficial na Escócia.
  • Religião: Uma maioria protestante: 53,4%, anglicanos na Inglaterra e presbiterianos na Escócia; católicos 9,8%, muçulmanos 2,6%.
  • Moeda: Libra esterlina (GBP)
  • Fuso horário: UTC, Verão UTC+1

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com