Home / Organizar uma viagem / O que levar na viagem / A viagem de avião com as crianças
Maho Bay, Sint Maarten. Author and Copyright Marco Ramerini
Maho Bay, Sint Maarten/São Martinho. Author Marco Ramerini

A viagem de avião com as crianças

As viagens aéreas com as crianças são uma grande experiência, não só para os nossos filhos, mas também para nós. Não há nada a fazer a viver sem elas. A emoção de subir pela primeira vez num veículo voador é inestimável, especialmente quando elas são bastante grandes.

Qual é a melhor idade para voar de avião?

Hoje vemos embarcar numa aeronave crianças de todas as idades. Não há uma limite de idade. Digamos que para crianças de até uma semana de idade as companhias aéreas exigem um certificado médico, que atesta a boa saúde da criança e um bom estado do ponto de vista do pediatra para o voo.

Definitivamente a melhor idade para tomar o avião varia de cinco anos em diante, um período, em que a criança é capaz de compreender, lembrar-se e desfrutar da viagem, uma idade, que permite a nós pais relatar ao nosso filho os mundos e culturas diferentes, desenvolvendo assim a sua curiosidade.

Devemos dizer, que a idade de 0 a 1 ano permite aos pais viajar de avião sem grandes problemas. A criança permanece bastante administrável, mesmo que teríamos de levar uma bagagem considerável. Basta pensar às peças de roupa e as fraldas.

Em primeiro lugar devemos receber um esclarecimento como as companhias aéreas dividem as crianças: Às Infants pertencem as crianças entre 0 e 2 anos de idade e child, que vai de 2 a 12 anos.

Stansted Airport, Londres. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

Stansted Airport, Londres. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

Quais são os preços pelas crianças, que viajam de avião? 

As crianças, que pertencem à categoria Infant ou seja aquelas com uma idade inferior a 2 anos de idade não são elegíveis para um assento, embora uma vez a bordo da aeronave encontra-se um lugar livre, ele pode ser atribuído um assento de graça. A criança está sentada acima do adulto, tirando proveito de cintos especiais, que irá mantê-la amarrada para o pai durante a descolagem e a aterragem e no caso de necessidade. As crianças não estão sujeitas à compra duma cadeira, mas elas vão suportar os custos respeitantes a certas taxas aeroportuárias e aproximadamente 10% do bilhete de adulto para viagens de longo curso.

Os childs, as crianças mais velhas até aos 12 anos em vez aproveitando dum assento, são considerados quase como adultos por parte das companhias aéreas, que não hesitam cobrar tarifas para jovens viajantes, que variam entre 70% e 100 % do preço do bilhete de adulto.

Quais são os documentos necessários para viajar ?

Depois de ter decidido o destino, que vamos visitar, temos que entender que tipo de documentos temos de levar conosco. Pode precisar apenas dum bilhete de identidade ou passaporte ou mesmo dum visto. Depende do destino escolhido. Temos de informar-nós sobre os períodos de espera para a obtenção dos documentos de identidade, se pedimos-los pela primeira vez.

Consulte as representações diplomáticas ou consulares para obter as informações sobre os documentos para o país em questão.

Como obter o certificado de primeiro voo?

Muitas companhias aéreas dentro de seus sítios têm em pdf o certificado de primeiro voo para ser impresso antes da partida e que será apresentado directamente ao piloto, que com prazer vai assinar com a sua própria mão o papel, no que é lembrado o primeiro voo de seu filho com a data, o destino e o nome da companhia aérea. Uma memória maravilhosa para colocá-lo no seu quarto. De vez em quando os pilotos são dispostos a trazer as crianças para o centro de comando da cabine antes da partida.

Bagagem

O transporte da bagagem durante a saída pode ser um grande problema para os pais. Não se desencoraje, organizando tudo cedo. Recentemente fizemos uma viagem de avião com os nossos filhos com idades entre 5 e 7 anos e apesar de ser uma mãe apreensiva, tudo funcionou tão bem. Para o transporte da bagagem cada um tinha um trolley e uma mochila sobre os ombros. Foi edificante ver os meus filhos, educados já em casa, meu marido e eu tivemos tentado capacitar os nossos filhos, explicando-lhes tanto importante era, que todos estavamos pensando na vigilância da nossa bagagem. Os resultados têm sido evidentes no aeroporto. Eramos os primeiros a ir com os nossos trolleys e mochilas com alegria, atraindo os olhares dos transeuntes.

A bagagem, que é necessária para a partida dos menores a respeito duma mala de viagem – de preferência um trolley com rodas mais confortáveis e fácil de transportar e uma bagagem de mão, de preferência uma mochila, não deve exceder para uma criança (child) os 5 kg. É sempre bom verificar no sítio da companhia aérea, com a qual tem a intenção de viajar, quais são os procedimentos a seguir, porque as companhias aéreas de baixo custo têm regras específicas a serem seguidas.

Uma coisa muito importante no que diz respeito à bagagem é a aposição em cada peça de bagagem dum cartão, no qual são indicadas o nome do proprietário e o endereço e também o endereço do primeiro hotel, onde vai ficar. Será muito útil no caso da perda da sua bagagem.

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

O que colocar na sua bagagem de mão?

O essencial é o vestuário de reserva para os nossos filhos, embora bastante grande, pode tornar-se sujo ou molhado acidentalmente. Para os mais pequenos deve adicionar em seu saco fraldas e toalhetes húmidos para usar em vez de água. Uma bagagem, que não é volumosa, é uma cobertura de manta para ser usada quando a criança adormece, porque dentro do avião não é quente, uma experiência duma mãe, que sofreu do frio!

Não esqueça de levar consigo na sua bagagem de mão e na bagagem, que vai para o porão, os medicamentos! Na bagagem de mão são apenas permitidos aqueles que não excedem 100 ml: Eu levo comigo supositórios com base de paracetamol ou comprimidos para dissolver na boca. Se os filhos são mais velhos um termômetro, alguns pacotes de fermento láctico contra diarreia, um spray nasal hipertônica descongestionante. Isso vai facilitar a respiração em caso de nariz entupido, toalhetes desinfectantes, alguns blocos de toalhas de papel, assentos sanitários de papel e algo contra a náusea com base natural. Voando em pequenas aeronaves podem acontecer náuseas. Existem produtos, que podem nós ajudar a superar este inconveniente. Para os outros medicamentos, especialmente aqueles, que contêm líquido, pode colocá-los na mala, que irá no porão. Veja aqui quais são os medicamentos para levar numa viagem. Não devem faltar os doces durante a aterragem e descolagem!

Quanto aos alimentos para levar encontramos grandes limitações devido às regras de segurança da aviação, mas que podem ser superadas de acordo com as regras.

Para crianças pequenas são permitidos: 

– Leite em pó

– Sacos de chá de camomila, alguns deles homogeneizados e selados.

– Mamadeira ou biberão.

– Líquidos, que não excedem 100 ml, colocados num saco plástico transparente.

Tudo isto é uma regra, que aplica-se apenas antes do embarque e antes de entrar na área dos controles.

Uma vez passado o portão de embarque e a área de controle entramos numa área, onde há restaurantes e lojas, que vendem comida. Pode comprar uma garrafa de água e um petisco como biscoitos ou bolachas antes de subir a bordo. Às vezes pode acontecer, que o seu filho não aprecia a comida, que é servida no avião.

O que não é permitido levar na bagagem de mão?

Até à data de acordo com a segurança suscetível a mudanças na legislação são excluídos líquidos de mais 100 ml e qualquer tipo de alimento antes de entrar no portão de embarque e antes da área de controles. Obviamente são proibidas armas, tesouras e cortadores.

Despacho 

A regra geral a seguir sempre antes de cada viagem é começar cedo e chegar aos aeroportos com antecedência. Normalmente o despacho está aberto para voos domésticos entre 1 e 2 horas antes do voo, enquanto que para voos internacionais tem lugar pelo menos duas horas antes da descolagem. O despacho para uma criança, que viaja pela primeira vez por avião, é uma experiência especial: A regra de fazer fila antes do despacho pode ser um pequeno problema para o menor: Neste caso pode ser útil comprar algum dias antes um Trunkey: É uma pequena mala com quatro rodas, em que a criança dum ano e meio ao menos é colocado para baixo e transportado na maneira dum jogo por um adulto: Este truque pode ser útil para tornar a espera mais agradável.

Símbolo mudando de mesa

Símbolo mudando de mesa

Controles de embarque e de segurança

Por causa dos ataques terroristas ao redor do mundo as companhias aéreas têm adotado as medidas de segurança necessárias para garantir ao viajante um voo suave.

Uma vez realizado o despacho é entregue o bilhete, em que aparece o número do portão de embarque e o tempo de embarque. A fim de entrar no portão de embarque devemos fazer o controle de tudo o que levamos com nós no avião. Uma coisa muito importante alguns dias antes da partida é explicar às crianças esta etapa: O bebê pode ficar com medo, observando as buscas na sua bagagem. É bom explicar, que os policiais fazem esta tarefa para tornar a nossa viagem mais agradável. Se os filhos são mais velhos, eles compreedem, que os policiais fazem isso para a segurança dos viajantes.

É aconselhável antes de embarcar no avião fazer um salto para a casa de banho algumas dezenas de minutos antes de embarcar no avião, sendo ótimo para nós e para os nossos filhos e para as crianças pequenas efectuar mudanças de fralda. Nos aeroportos melhor equipados cada casa de banho é equipada com uma mesa de mudar.

Uma coisa agradável, que acontece durante o embarque no avião, é a prioridade na subida a bordo para famílias com crianças. Note que para as crianças mais jovens é permitido acompanhá-los com o carrinho até à entrada no avião. O carrinho deve ser dobrável e no momento da subida no avião será levado na custódia da hospedeira de bordo antes de ser entregue de volta no desembarque.

Comer no avião:

Ao reservar o voo pode já fixar o menu infantil: Para aquelas com uma idade inferior a dois anos são geralmente oferecidas carne homogeneizada e frutas, enquanto aos mais velhos será oferecido um menu adequado à sua idade.

Conselhos pela viagem: 

Se as horas, que está no avião são muitas, terá de procurar o melhor caminho para a estadia da criança, que é o menos entediante possível.

Se o seu filho está sob a idade de dois anos será mais complicado de lidar, apesar de aqueles que dizem: Sozinho com um bebê ou uma criança dalguns meses pode passar algum tempo num ar sereno sem vivenciar cólicas. Sabemos, que uma criança desta idade tem como necessidade primária comer e dormir, mas sendo tão pequeno pode ter dor de ouvido, especialmente durante a descolagem e o pouso, mas diz-se que depende da criança. Se viaja com crianças dum ano a um ano e meio será difícil mantê-los sentadas: Podemos recorrer a algum jogo trazido de casa, alguns pequenos livros, mas não impedir fazê-las caminhar. São curiosas para explorar o avião.

Para crianças mais velhas não será um problema para mantê-las sentadas. As companhias aéreas, que viajam longas distâncias, têm assentos equipados com rádio e TV, onde a criança pode seguir os mais recentes filmes, adaptados às suas idades, jogos e mapas aéreos, enriquecidos com informações da velocidade, da temperatura exterior e do tempo restante à chegada.

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Descolagem e aterragem: 

A descolagem e a aterragem são para todos, que viajam de avião os dois melhores momentos. Muito mais será para a criança pela primeira vez subir a bordo dum avião. A descolagem, quando o ruído do motor toma gradualmente potência e a aceleração do avião são as coisas, que particularmente apaixonam a criança, não esquecendo o instante em que o veículo permanece suspenso entre a terra e o céu! Vale a pena de mencionar a vista lá de cima! Para a criança vai ser tudo incrível! Através da janela a criança pode admirar não só uma paisagem deslumbrante como montanhas e o mar, mas ela vai fazer a experiência de voar acima das nuvens!

Mas infelizmente durante estes dois momentos podem acontecer alguns pequenos inconvenientes, sobretudo entre as crianças: As orelhas sofrem pela pressão e fecham-se. Para resolver o problema simplesmente oferecer ao filho mais velho um doce ou recomendá-lo a realizar atos repetidos de bocejo, beber alguns goles de água, a fim de superar o desconforto!

Se a criança em questão é um bebê, apenas é necessário dar-lhe a garrafa ou o peito da mãe de forma a estimular a sucção e diminuir o desconforto nos ouvidos.

Quais são os melhores lugares para as crianças?

Pensando ao assento é aconselhável de ter para crianças com uma idade inferior a 2 anos uma poltrona no corredor, que pergunte no momento do despacho, assim evitando passar frequentemente através das sedes das demais passageiros, exceto os assentos na primeira fila, que oferecem mais espaço para as pernas.

Se a criança é mais velha, a partir de 5 anos, no entanto ela vai pedir um assento de janela, para que possa ver a vista a partir do topo. Para ela será uma experiência inesquecível.

Qual é a melhor roupa para ficar no avião?

Quer se trate de viagens de verão ou de inverno, a temperatura no interior do avião é bastante fria graças à presença do ar condicionado. Então a solução é vestir-se em camadas, sem esquecer a camisola de lã! Para os mais pequenos é útil trazer uma manta de lã para dormir. De qualquer forma não esqueça de trazer uma mudança completa, uma regra, que aplica-se tanto ao pequeno quanto ao não tão pequeno, porque inconveniências podem sempre acontecer!

Dormir no avião:

Normalmente as crianças não têm problemas para dormir no avião. Talvez é um problema dos adultos!

Pelos voos intercontinentais as companhias aéreas têm berços, chamados skycots ou baby cots. São somente para as crianças com menos de 6 meses de idade e com um peso de menos de 10 kg. Os berços podem ser solicitados no momento da reserva do bilhete, mas a atribuição não é certa. Vai vê-lo apenas no despacho. Os berços são ligados na parede livre do avião e parecem ser confortáveis, mas não podem ser usados durante a descolagem e a aterragem.

Para as crianças mais velhas é suficiente abaixar o encosto da cadeira e descansando a cabeça no travesseiro, que a tripulação distribui para cada passageiro juntamente com a manta, a fim de ter bons sonhos!

Texto português corrigido por Dietrich Köster.