Home / Europa / Reino Unido / Viajar com crianças: O Aeroporto de Londres-Heathrow
Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.
Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Viajar com crianças: O Aeroporto de Londres-Heathrow

O Aeroporto de Londres-Heathrow é o maior aeroporto da Europa e um dos maiores aeroportos do mundo. Formado por quatro terminais modernos, o aeroporto tem serviços de primeira ordem para todos e entre eles existem também serviços abundantes especialmente concebidos para famílias com crianças.

O aeroporto está equipado com áreas especiais de lazer (Stay & Play areas), áreas com mesas para trocar fraldas (baby changing stations). Há também restaurantes e bares com menus especiais para crianças e outros, em que durante certas épocas do ano as crianças comem gratuitamente se acompanhadas por um adulto. Há parques de estacionamento especiais para famílias e há também a opção de encomendar leite online, que pode retirar depois de terem cruzado a verificação de segurança.

No comboio Heathrow Express, que liga a Estação de Paddington no centro de Londres com o aeroporto de Heathrow, as crianças de 15 anos ou menos viajam gratuitamente, quando acompanhadas por um adulto.

Os serviços para as crianças são bem marcadas nos mapas disponibilizados on-line e naqueles do aeroporto. A equipe é muito pronta para indicar a localização das áreas Stay & Play para famílias com crianças, que passam para os controles.

ÁREAS DE LAZER (STAY & PLAY AREAS): As áreas de lazer (Stay & Play Areas) são três e estão localizadas nos terminais 2, 4 e 5.

No terminal 2 a Stay & Play area está localizada no terminal partidas principais 2A (2A departure lounge) após a verificação de segurança perto do portão A16.

No terminal 4 a Stay & Play area está localizada no terminal partidas (departure lounge) após a verificação de segurança ao longo da estrada, que leva aos portoes 1-6.

No Terminal 5 a Stay & Play area está localizada no terminal partidas principais 5A (departure lounge) após a verificação de segurança perto dos portões de embarqueGate A7.

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Heathrow Airport, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Marco Ramerini.

As áreas de lazer estão equipadas com escorregas, jogos suaves e infláveis, além de haver também áreas para crianças pequenas e crianças mais velhas. As áreas Stay & Play são adequadas para crianças de até 9 anos. Para aqueles, que usam as áreas de lazer, existem algumas regras simples a seguir: A criança deve ser sempre supervisionada por um adulto. É claro que não deve deixar seus filhos na área de jogo para fazer compras. Quando entra na sala de jogos tem que usar meias, então sem sapatos. Não pode comer ou beber dentro das áreas de lazer. O horário de funcionamento é das 6.00 às 21 horas.

LOUNGE PARA FAMÍLIAS:  No terminal 3 na área partidas (departures) após a verificação de segurança (perto da loja Ted Baker) tem que seguir as indicações para o lounge A: É também um lounge para famílias. O family lounge é um espaço dedicado às famílias com áreas de lazer para crianças de 0 a 2 anos e de 3 a 9 anos. Há também uma área para crianças para dormir. Para crianças mais velhas com idades entre 10 e 15 anos há uma área de jogos (Game Zone), dedicada a elas. Finalmente há uma área especial, dedicada às mães, que amamentam. A entrada para o lounge para famílias está livre, embora possa haver um limite de tempo durante períodos de maior movimento. Também neste caso deve garantir, que as crianças são acompanhadas por um adulto em todos os momentos.

Símbolo da mudança do bebê

Símbolo da mudança do bebê

MUDANÇAS (Baby changing): Os quartos com mesas de mudança para trocar fraldas para crianças podem ser encontrados em cada terminal em Heathrow antes e após a verificação de segurança. Estas áreas são marcadas pela presença do símbolo de mudança. A maioria das áreas de mudança estão localizadas ao lado de todas as casas de banho dos terminais antes e depois das verificações de segurança.

MENUS PARA AS CRIANÇAS: Em cada terminal há restaurantes e bares, que têm um olho sobre as crianças, servem menus especiais para crianças, têm cadeiras e jogos apropriados para elas.

Localizado no terminal 2 está o restaurante/bar Ca’Puccino, que é o mais amigável para crianças de Londres-Heathrow …. são oferecidos menus especiais para crianças (Kids’ menus), tanto durante o pequeno almoço e da tarde.  Além disso o menu é concebido como uma toalha de mesa com atividades para as crianças com trabalhos para colorir, cheio de lápis de cor e puzzles para mantê-las entretidas durante a refeição. Ca’Puccino tem também uma área para crianças com uma grande mesa comunitária, equipada com aplicativos para iPads e jogos e cadeiras altas para crianças. O restaurante está também disponível para aquecer garrafas e comida para bebé com a supervisão dos pais.

Também no terminal 2 o restaurante Wondertree tem menus para crianças, cadeiras altas e uma caixa de jogos. Ainda no Terminal 2 outros restaurantes/bares com atenção para as crianças são: The Flying Chariot, The Gorgeous Kitchen, Leon, YO! Sushi, que além de fornecer cadeiras adaptadas têm lápis de cera e folhas para a criatividade das crianças.

No terminal 3 tem menus infantis: Bite, Bridge Bar, Globe, Leon, The Three Bells.

No terminal 4 tem menus infantis: Bridge Bar e Comptoir.

No terminal 5 tem menus infantis: The Five Tuns e Giraffe.

Nalguns restaurantes/bares nalguns períodos do ano as crianças com um adulto comem gratuitamente. Aqui está o link para ver as datas e locais em que é aplicada esta oferta.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com