Home / Oceania / Nova Zelândia / Wellington: uma das melhores cidades do mundo para a qualidade de vida

Wellington: uma das melhores cidades do mundo para a qualidade de vida

Wellington, capital da Nova Zelândia, é uma cidade localizada no extremo sul da Ilha do Norte ao sul das Rimutaka Ranges. A cidade, que é a maior área urbana do país depois de Auckland e de Christchurch tinha 389.700 habitantes em 2010. Aqui estão localizados os principais escritórios públicos da Nova Zelândia. A área urbana de Wellington estende-se ao longo da península entre o Estreito de Cook e Wellington Harbour, ocupando uma baía pitoresca e um anfiteatro natural. Sua área metropolitana inclui as cidades de Porirua City, Lower Hutt City e Upper Hutt City. Wellington tem uma história recente. Fundada em 1839, tornou-se a capital do país desde 1865, o ano em que substituiu Auckland. Hoje ela é considerada como uma das melhores cidades do mundo para a sua qualidade de vida e é também um dos mais baratas. Ela tem uma atmosfera sofisticada com mais de 400 restaurantes e muitos museus e centros culturais.

A cidade apresenta a melhor oferta artística e cultural da Nova Zelândia. Na cidade há o Museu Nacional da Nova Zelândia (Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa), dedicado à história natural e aos maori. O Museu de Wellington (Museum of Wellington City & Sea) é dedicado à cidade e à história marítima. Katherine Mansfield Birthplace é o local de nascimento da escritora famosa. Além disso existe a Galeria de Arte Moderna (City Gallery Wellington). A cidade hospeda também a casa do Symphony Orchestra e do Royal New Zealand Ballett. A capital da Nova Zelândia abriga eventos artísticos importantes, incluindo o Festival Internacional de Artes de Nova Zelândia bienal (New Zealand International Arts Festival).

Entre as coisas para visitar há os edifícios do Parlamento (Parliament Buildings), incluindo as Casas do Parlamento (Parliament House), o Executive Wing (apelidado “The Beehive”/A Colmeia), a Biblioteca do Parlamento (Parliamentary Library) e o Bowen House. O edifício mais antigo da cidade é o Colonial Cottage no subúrbio de Mount Cook, que remonta a 1858 e abriga um pequeno museu (Colonial Cottage Museum). Um outro prédio histórico é a igreja anglicana de Old St. Paul no estilo neo-gótico, fundada em 1865.

O Civic Square no centro da cidade é um espaço urbano bonito, cercado pelos edifícios da Câmara Municipal (Town Hall), do Auditório e da Sala de Concertos (Michael Fowler Centre), da Biblioteca Central (Wellington Central Library) e da Galeria de Arte moderna (City Gallery).

Não perca a experiência do teleférico (Wellington Cable Car), que liga o Lambton Quay com o monte Kelburn. Aqui tem belas vistas da cidade e pode visitar os famosos jardins botânicos (Wellington Botanic Garden), que ocupam 25 hectares de terra nas colinas Thorndon e Kelburn. Para aqueles que viajam com crianças uma visita muito interessante é o jardim zoológico (Wellington Zoo), o mais antigo da Nova Zelândia, cheio de interatividade moderna com animais.

 A cidade tem muitas praias. A mais popular é Oriental Bay, mas além da baía há outras praias belas, ligadas por balsas. Days Bay é um dos lugares mais belos para fazer um piquenique. Para uma vista deslumbrante da cidade pode subir ao Monte Victoria. No subúrbio de Karori uma visita à área natural de Zealandia (Karori Wildlife Sanctuary) é muito interessante. É uma área de 225 hectares completamente vedada, para excluir do territiorio animais não-nativos e para preservar as espécies originárias da Nova Zelândia. No sul da cidade nos Red Rocks existe uma colónia de focas.

COMO CHEGAR A WELLINGTON: O Aeroporto de Wellington (WLG) está localizado a 6 km a sudeste do centro da cidade e está conectado por voos com a Austrália e algumas ilhas do Pacífico, bem por inúmeros voos domésticos. O aeroporto da capital da Nova Zelândia é o maior aeroporto mais movimentado da Nova Zelândia por número de passageiros depois daqueles de Auckland e Christchurch.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com