Home / Oceania / Marianas Setentrionais / Marianas Setentrionais: ilhas vulcânicas ao norte do Equador

Marianas Setentrionais: ilhas vulcânicas ao norte do Equador

As Ilhas Marianas Setentrionais (Commonwealth of the Northern Mariana Islands – Comunidade das Ilhas Marianas do Norte) são uma Comunidade unida aos Estados Unidos da América com Garapan na ilha de Saipan como capital, que inclui todas as ilhas Marianas com excepção da ilha de Guam, que é um território não incorporado dos Estados Unidos da América.

As Ilhas Marianas são localizadas ao norte da linha do Equador no Oceano Pacífico Ocidental a leste das Filipinas ao sul do Japão e ao norte das Ilhas Carolinas. O arquipélago é composto por 14 ilhas de coral e ilhas vulcânicas. As principais ilhas são: Saipan com 116 quilómetros quadrados, Tinian com 101 quilómetros quadrados, Rota com 85 quilómetros quadrados, Pagan com 48 quilómetros quadrados, Agrihan com 43 quilómetros quadrados e Anatahan com 31 quilómetros quadrados.

As ilhas do sul – Rota, Aguijan, Tinian e Saipan – são ilhas em grande parte de pedra calcária de origem de corais, enquanto as ilhas do norte – Farallon de Pájaros (Uracas), Maug, Asunción, Agrihan (Agrigan), Pagan, Alamagan, Guguan, Sarigan, Anatahan – são de origem vulcânica. Há ainda eventos vulcânicos com vulcões ativos nas ilhas de Anatahan, Pagan e Agrihan. Atualmente as ilhas permanentemente habitadas são as de Saipan, onde moram mais de 90% da população total das Marianas Setentrionais, e as ilhas de Tinian e Rota. As ilhas de Agrihan e Pagan, que eram habitadas, foram evacuadas por causa de erupções vulcânicas contínuas.

O vulcão na ilha de Agrihan é o ponto mais alto de todo o arquipélago com 965 metros. As ilhas encontram-se ao longo da Fossa das Marianas, a mais profunda fossa oceânica do mundo. Mas o ponto mais profundo, o Challenger Deep com -10.911 metros, está localizado na zona marítima dos Estados Federados da Micronésia a sudoeste de Guam. O recurso económico principal das Marianas Setentrionais é o turismo. De menor importância económica é a agricultura com coqueiros, banana, cana de açúcar, abacaxi e arroz e a pesca.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 477 km².
  • População: 84.500 (situação em 2007): asiáticos 56% com filipinos, chineses e coreanos, chamorros 36% e brancos 2%
  • Capital: Garapan na ilha de Saipan
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês, o chamorro e o carolínio.
  • Religião: Cristandade 100%: católicos 90% e protestantes 3%
  • Moeda: dólar estadounidense (USD).
  • Fuso horário: UTC+10.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: