Home / Oceania / Samoa / Savaii: uma ilha de autêntica atmosfera polinésia

Savaii: uma ilha de autêntica atmosfera polinésia

A ilha de Savaii com 1.709 km² é a maior ilha do arquipélago das ilhas Samoa. Fica a apenas 20 km ao noroeste de Upolu além do estreito de Apolima no Oceano Pacífico. A ilha é de origem vulcânica e é coberta por uma floresta espessa e densa. No centro da ilha há o Monte Silisili com 1.858 metros, sendo a montanha mais alta das ilhas Samoa.

Savaii teve a sua última erupção vulcânica entre 1905 e 1911, quando no norte da ilha o Monte Matavanu com 402 metros eclodiu transformando radicalmente a paisagem com campos de lava, que chegaram ao mar.

A ilha de Savaii é pouco povoada. Há apenas 45.000 habitantes e a ilha é também menos desenvolvida do que a vizinha ilha de Upolu. Os habitantes são principalmente envolvidos na pesca e na agricultura com cacaueiros, bananeiras e coqueiros. Alguma importância é coberta pela pecuaria e a exploração das reservas florestais.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR NA ILHA DE SAVAII

Savaii está localizada a uma hora de barco a partir do pequeno porto de Mulifanua no lado oeste de Upolu. A partir daqui os barcos chegam a Salelologa na costa sudeste de Savaii. O ferry para o transporte de carros leva uma hora e meia.

Savaii oferece boas acomodações para turistas. Geralmente trata-se duma estância de férias no estilo duma aldeia típica samoana com praias de areia branca excepcionais e lagoas de águas cristalinas. Os moradores pescam nas lagoas, usando as mesmas técnicas adotadas pelos samoanos há 200 anos.

As coisas para ver ao longo da costa norte incluem as aldeias idílicas de Falealupo e Papa, os grandes moinhos de madeira em Asau, a Mata ou piscina de banho Alelo de Safune, o Virgin’s Grave e os vastos campos de lava de Saleaula. Ao longo da costa sul são para visitar os famosas blowholes, o Cabo Asuisui, o Lovers’ Leap em Fagafau e as belas aldeias de Palauli, Sagone, Foalalo e Faoluga.

Ao norte do cais de Salelologa é o Memorial ao Rev. John Williams, uma homenagem ao primeiro missionário cristão, que chegou a Samoa em 1830. Aqui há também uma bela lagoa para nadar em frente da vila de Lano. Na extremidade ocidental de Savaii há muitas praias bonitas, alguns dos quais são muito remotas e selvagens.

A visita de Savaii é muito agradável e as suas ruas são com pouco tráfego. Pode visitar a ilha com passeios em mini-bus, fornecidos por pensões ou autocarros públicos, sendo o principal meio de transporte dentro da ilha. Há apenas um par de táxis disponíveis, mas o transporte pode ser organizado com antecedência.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com