Home / Oceania / Polinésia Francesa / Tubuai: a primeira etapa dos amotinados do “Bounty”

Tubuai: a primeira etapa dos amotinados do “Bounty”

Tubuai com 45 km² e 2.050 habitantes é o centro administrativo do arquipélago das Ilhas Austrais. A ilha está situada a 640 km ao sul de Taiti entre as ilhas de Rurutu, que está localizada no noroeste de Tubuai e Raivavae, localizada a sudeste de Tubuai. A aldeia mais importante é Mataura, que está localizada no centro da costa norte da ilha em frente da lagoa. -Outras aldeias são as de Taahuaia (para leste), Tamatoa e Mahu (para sul) e Tepu e Anua (para oeste).

A ilha é de origem vulcânica e é caracterizada por duas montanhas vulcânicas, que formam um maciço, que culmina com 422 metros de altura da montanha de Taita, localizada na parte centro-leste de Tubuai. Tubuai é de forma oval e está rodeada por um recife de coral com pequenos motus (ilhas arenosas). Os mais importantes são o Motu Rautaro, o Motu Toena, o Motu Tapapa Tavae, o Motu Motihia e o Motu Iriroa. Todas estas ilhas são localizadas na parte oriental do recife, que circunda a ilha.

A ilha é atravessada por uma estrada interna, que liga o litoral norte com o litoral sul entre as aldeias de Mataura e Mahu. Ao longo da costa encontra-se a estrada costeira, que faz toda a circunavegação da ilha.

O capitão James Cook foi o primeiro europeu a descobrir Tubuai em 1777. Os amotinados do navio “Bounty” visitaram Tubuai em 1789 e em julho de 1789 construíram um pequeno forte, que chamaram Fort George em homenagem ao rei da Grã-Bretanha, nas imediações da aldeia de Taahuaia, localizada ao longo da costa nordeste. Em setembro de 1789 os amotinados foram forçados a abandonar a fortaleza e a ilha de Tubuai na sequência dum confronto com os nativos. Os amotinados do “Bounty” fugiram de Tubuai antes de dirigir-se para a ilha de Taiti e em seguida para a ilha de Pitcairn, onde estabeleceram-se.

COMO CHEGAR A TUBUAI: Tubuai está ligada por voos regulares da Companhia Air Tahiti com as ilhas de Taiti, Raivavae, Rurutu e Rimatara. O aeroporto está localizado ao longo da costa do nordoeste da ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com