Home / Oceania / Polinésia Francesa / Ua Pou: a ilha das montanhas com formas bizarras
Hakahau e as montanhas de Ua Pou, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sardon. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Hakahau e as montanhas de Ua Pou, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sardon

Ua Pou: a ilha das montanhas com formas bizarras

A ilha de Ua Pou com 105 km² e 2.157 habitantes é a terceira maior ilha das Ilhas Marquesas. A ilha encontra-se a 45 km ao sul de Nuku Hiva. O primeiro ocidental a descobrir Ua Pou foi o capitão estadounidense Joseph Ingraham em 1791.

Esta ilha é caracterizada por montanhas impressionantes com formas bizarras, formadas a partir de pináculos de basalto vulcânico, que parecem ser torres e agulhas. As costas de Ua Pou são espetaculares por causa dos penhascos íngremes e das baías profundas. No centro da ilha fica o Monte Oave com 1.230 metros, a mais alta montanha das Ilhas Marquesas.

A paisagem do interior da ilha é variada: É composta por planaltos semi-deserticos, vales verdes e picos majestosos, muitas vezes envoltos em nuvens. A população está concentrada nas duas aldeias de Hakahau, a localidade principal e a mais populosa, localizada ao longo da costa norte, e Hakamaii, localizada ao longo da costa oeste.

Ua Pou tem dois sítios arqueológicos interessantes. Um localizado na Baía de Hakamoui, chamado Vale dos Reis (Vallée des Rois), e o outro no vale de Hakaohoka perto da Baía de Hohoi.

Baie d'Anahoa, Ua Pou, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sémhur. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Baie d’Anahoa, Ua Pou, Ilhas Marquesas, Polinésia Francesa. Autor Sémhur

COMO CHEGAR A UA POU: A ilha tem um pequeno aeroporto, localizado na parte norte. Ua Pou está ligada por voos regulares da Companhia Air Tahiti com Nuku Hiva. Em alternativa o cruzeiro com o navio de carga Aranui é uma boa opção para visitar a ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: