Home / Ásia / Japão / Japão: modernidade, tradição, ilhas e vulcões

Japão: modernidade, tradição, ilhas e vulcões

O Japão é um país no nordeste da Ásia, composto por mais de 3.000 ilhas, que estendem-se numa direção norte-sul entre as Ilhas Curilas no norte e a ilha de Formosa (Taiwan) no sul. O arquipélago japonês é composto de várias ilhas de origem vulcânica. Muitos são ainda vulcões ativos e os terremotos são frequentes e mais de 70% do país são compostos de montanhas.

A ilha principal do Japão é a ilha de Honshu com 227.962 km², a sétima maior ilha do mundo, em que vai encontrar algumas das maiores cidades do país. A cidade capital é Tóquio, uma das metrópoles mais populosas do mundo. Outras grandes cidades da ilha são Kyoto, Osaka, Kobe, Nagoya, Yokohama e Hiroshima, notória para o lançamento da primeira bomba atômica.

A ilha de Honshu é cheia de montanhas e picos vulcânicos. A espinha dorsal da ilha é formada pelos Alpes do Japão, que correm do norte ao sul. Eles são formados das cadeias de montanhas Hida, Kiso e Akaishi com picos de mais de 3.000 metros como as montanhas Hotaka com 3.190 metros e o Monte Kita com 3.193 metros. No centro-sul da ilha de Honshu fica também a montanha mais alta do Japão, o Monte Fuji com 3.776 metros, um pico vulcânico de forma cônica quase perfeita e ainda ativo.

Além de Honshu outras três são as principais ilhas do Japão. No extremo norte do arquipélago encontra-se a ilha de Hokkaido com 83.453 km². Aqui a cidade mais importante é a de Sapporo. A geografia da ilha é caracterizada por planaltos vulcânicos ricos em picos vulcânicos, que ainda estão ativos. Entre aqueles do grupo vulcânico de Daisetsuzan o Monte Asahi com 2.290 metros é a montanha mais alta de Hokkaido.

Para o sul de Honshu há duas outras ilhas principais do país: Kyushu com 35.640 km² e Shikoku com 18.800 km². A ilha de Kyushu é a terceira maior ilha japonesa, abrigando o vulcão japonês mais ativo, o Monte Aso com 1.591 metros, enquanto o pico mais alto é o Monte Kuju-san com 1.788 metros. A cidade mais importante da ilha é Fukuoka e um outro centro importante da ilha, notório pela bomba atômica, é Nagasaki.

Para o sul de Kyushu estende-se por mais de 1.000 km rumo a Formosa (Taiwan) o arquipélago Ryukyu, formado por centenas de ilhas vulcânicas, a maior das quais é a ilha de Okinawa com 1.015 km². A quarta maior ilha do Japão é a ilha de Shikoku, localizada ao sul de Honshu e a leste de Kyushu. A mais alta montanha da ilha de Shikoku é a montanha Ishizuchi com 1.982 metros. Pensando ao Produto Interno Bruto (PIB) a economia do Japão é depois da República Popular da China a maior da Ásia, seguida pela Índia.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 377.873 km²: Área arável 12%, prados e pastagens 2%, florestas e arbustos 66%, terra inculta e improdutiva 20%
  • População: 127.500.000 (dados de 2007)
  • Capital: Tóquio.
  • Língua oficial: A língua oficial é o japonês.
  • Religião: Xintoísmo, budismo, cristianismo 2%
  • Moeda: Yen (JPY)
  • Fuso horário: UTC+9 horas