Home / América Central e Caribe / Aruba / Aruba: belas praias do Caribe neerlandês

Aruba: belas praias do Caribe neerlandês

Aruba é uma ilha no Mar do Caribe, localizada ao norte da península venezuelana de Paraguaná. É a ilha mais ocidental das Pequenas Antilhas. A ilha, que no passado fez parte das Antilhas Neerlandesas, é agora uma dependência dos Países Baixos com ampla autonomia. A capital é a cidade de Oranjestad, localizada no extremo oeste da ilha.

Aruba é uma ilha habitada sobretudo por uma população mista com descendência arawak, europeia e africana, que fala uma língua crioula: o Papiamento, nascido duma mistura de línguas européias e africanas. A grande maioria dos habitantes de Aruba é católica.

A ilha é plana e seca e conhecida por suas praias de areias brancas. As mais belas praias de Aruba estão localizadas ao longo das costas do oeste e do sul da ilha. O interior da ilha tem apenas algumas colinas baixas, que interrompem a monotonia da paisagem. O ponto mais alto de Aruba é o Monte Jamanota com 188 metros.

Os principais recursos económicos da ilha são o turismo, as actividades financeiras e a indústria petroquímica. Perante a recessão da indústria petroquímica o turismo aumentou consideravelmente em importância nas últimas décadas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 193 km²
  • População: 103.500 (situação de 2006): Mulatos (descendentes de Europeus e Africanos) 80%, outros 20%.
  • Capital: Oranjestad.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o Neerlandês e o Papiamento, uma língua crioula formada pela fusão de elementos do Espanhol, do Português, do Neerlandês, do Inglês e de dialetos africanos.
  • Religião: Cristãos 90%: Católicos 82% e Protestantes 8%; judeus 2%.
  • Moeda: Florim de Aruba (AWG)
  • Fuso horário: UTC-4.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM ARUBA

Booking.com