Home / Europa / Polônia / Cracóvia (Kraków): uma bela cidade histórica e antiga capital da Polónia

Cracóvia (Kraków): uma bela cidade histórica e antiga capital da Polónia

Cracóvia (Kraków) com 760 mil habitantes, a antiga capital da Polónia, é uma das mais belas cidades do país, que situa-se no sul do país às margens do rio Vístula no sopé das Montanhas Tatra. A cidade é o principal centro cultural, artístico e universitário da Polónia e é também o principal destino turístico da Polónia. Era um importante centro comercial na Idade Média a partir do século XII e até 1596 foi a capital da Polónia.

A cidade medieval foi fundada e desenvolvida na colina do Wawel. Nesta área na primeira metade do século XI foram construídos a catedral e o castelo. Sob a colina do Wawel em torno da praça do mercado nasceu uma vila, que cresceu para tornar-se uma cidade e um bispado. Em 1138 o Castelo de Cracóvia foi escolhido como a sede oficial do Duque e Cracóvia tornou-se a capital dum ducado.

No século XIII a cidade foi cercada por novas fortificações com muralhas, torres e novos portões fortificados. Com a unificação dos vários ducados no território polonês em 1320 foi formado o Reino da Polónia com a sua capital Cracóvia. Na catedral de Cracóvia os reis foram coroados e enterrados.

O reinado de Casimir, o Grande (Casimir III/Kazimierz Wielki 1310-1370) deu um grande impulso ao desenvolvimento de Cracóvia. Muitas igrejas foram construídas e foram renovados a Catedral e o Castelo. Em 1364 o rei fundou a Academia de Cracóvia, que é a precursora da Universidade Jagielloniana, a segunda da Europa Central seguinte àquela de Praga. Com a união com a Lituânia sob a dinastia Jagielloniana em 1386 Cracóvia tornou-se a capital dum reino, que estendia-se ao longo dum vasto território desde o Mar Báltico e as montanhas dos Cárpatos até o atual Belarus e a Ucrânia ocidental e central.

Durante este tempo vieram para Cracóvia muitos artistas, cientistas e humanistas da Itália, da Alemanha e doutros países europeus. Com a transferência da capital para Varsóvia em 1596 a cidade perdeu importância, embora tinha permanecido a sede das coroações e enterros da casa real.

Em meados do século XVII a “peste negra” dizimou a população da cidade e a invasão sueca posterior deu o golpe final à cidade, que tornou-se num centro apenas de importância provincial.

Em 1978 a UNESCO incluiu o centro histórico de Cracóvia na lista do Património Mundial da Humanidade.

COMO VIAJAR: TRANSPORTE URBANO DE CRACÓVIA

O transporte público em Cracóvia é baseado numa extensa rede de eléctricos e de autocarros, que cruzam a cidade amplamente. O serviço é gerido pela companhia MPK.

A rede de autocarros tem 108 linhas, que fazem serviço entre as 5.00 e as 23 horas. Durante a noite das 23 às 5 horas da manhã ao longo das principais rotas existe um serviço de autocarros noturnos. A tarifa desses autocarros é ligeiramente maior.

A rede de eléctricos tem 22 linhas e os eléctricos são geralmente mais rápidos que os autocarros e circulam entre as 05.00 e as 23 horas.

Uma grande parte da cidade velha é uma zona pedonal e é um prazer caminhar nesta bela cidade.

BILHETES: Os bilhetes para autocarros e eléctricos podem ser comprados em bancas de jornais e nas bilheterias da companhia MPK ou diretamente do motorista do autocarro, mas neste último caso paga-se um prêmio. Os bilhetes estão disponíveis para uma única corrida (sem mudança de autocarro), para a noite (sem mudança de autocarro), para grupos de 15-20 pessoas, válidos para 1 hora, para 24 horas, 48 horas ou 72 horas. Todos os bilhetes devem ser carimbados, uma vez a bordo. Para a bagagem paga-se uma taxa separada. São consideradas bagagem todas as coisas, que medem mais de 20 cm x 40 cm x 60 cm.

Krakow Tourist Card: Para os turistas há a Krakow Tourist Card, um cartão especial, que é válido por dois ou três dias e permite viagens ilimitadas de autocarros e eléctricos para os turistas de dia e noite e a entrada livre a 32 museus da cidade. O cartão é também válido na linha de autocarros No. 192, que liga a cidade ao aeroporto. O Krakow Tourist Card custa 45 PLN para dois dias e 65 PLN para três dias.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Cracóvia atrações turísticas: o que ver em Cracóvia.

Cracóvia clima: quando ir para Cracóvia.

Como chegar a Cracóvia. Voos Portugal / Brasil – Cracóvia.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: