Home / América do Norte / Estados Unidos / Arizona / O Grand Canyon: a maravilha do Arizona

O Grand Canyon: a maravilha do Arizona

O Grand Canyon National Park, o parque mais visitado do Arizona e o segundo dos Estados Unidos, está localizado no noroeste do Arizona, cobrindo uma área de 4.931 km² e inclui o canhão mais espetacular, entalhado no rio Colorado. A área tornou-se um parque nacional em 1919.

O Grand Canyon National Park, declarado um património mundial pela UNESCO em 1979, é o exemplo mais espetacular do mundo de erosão dum rio. O rio Colorado, esculpido nas rochas do planalto do Arizona, é uma incisão profunda de 1.600 metros com uma largura até 29 km e 446 km de comprimento de Lees Ferry a Grand Wash Cliffs, sendo uma modelagem de forma dramática de toda a paisagem.

A origem do Grand Canyon remonta a 5-6 milhões de anos atrás. O fenômeno foi provavelmente acentuado pela elevação do Planalto do Colorado, o que causou um aumento na inclinação do Rio Colorado e seus afluentes, causando mais rápidamente uma erosão por fluxos, que fluiram para o Golfo da Califórnia. O resultado desta erosão é uma das secções geológicas mais completas do planeta, páginas reais dum grande livro de história, passando de rochas antigas de 230 milhões de anos do calcário Kaibab à beira do canhão até rochas com mais de 2 bilhões de anos de Vishnu com o xisto na base do Inner Gorge. O Grand Canyon atravessa um planalto localizado entre 1.525 e 2.745 metros de altura. A superfície do planalto é ligeiramente inclinada em direção sudoeste.

O parque é dividido em duas secções, o South Rim e o North Rim. As duas partes são separadas pelo canhão do rio Colorado com 1,6 quilómetros de profundidade. Entre o North Rim, a extremidade norte do canhão, e o South Rim, a extremidade sul, há uma diferença de altura de 365 metros. Ao longo da borda norte, formada a partir do Planalto Kaibab (Kaibab Plateau) crescem florestas densas, também ao longo do South Rim, a borda sul do canhão, mais baixo e formado pelo Planalto Coconino (Coconino Plateau). Há florestas de coníferas, embora menos densos do que do lado norte. Outra vegetação é o que está dentro do canhão . É composto principalmente de plantas típicas do clima do deserto como agave, cactus e yucca. A distância em linha recta entre as duas bordas do canhão amonta a 10 milhas (16 km), mas a distância rodoviária entre a borda do South Rim Village e o North Village Rim consiste de 215 milhas (346 km), para torná-los precisa-se 5 horas de condução. Notável é a diferença de clima e vegetação entre as duas partes do parque por causa das diferenças de altura das duas bordas. O South Rim de 2.134 metros de altura, mais fácil de alcançar, é o mais visitado dos dois. O North Rim de 2.438 metros de altura é o menor visitado, que é selvagem, isolado e mais difícil de alcançar.

A área do Grand Canyon foi habitada por tribos de ameríndios, que construíram alguns assentamentos ao longo das paredes do canhão. Os primeiros europeus a conhecer o Grand Canyon foram em 1540 membros duma pequena expedição espanhola, enviada pelo explorador espanhol Francisco Vásquez de Coronado. A expedição, liderada pelo Capitão Garcia Lopez de Cardenas, foi composta por um pequeno grupo de soldados espanhóis e alguns guias dos índios Hopi. Eles exploraram a borda sul entre os atuais Desert View e Moran Point. Pablo de Melgrossa, Juan Galeras e um terceiro soldado desceram para o canhão e atravessaram um terço do caminho para o rio, mas foram forçados a voltar por falta de água. Após desta expedição nenhum outro europeu visitou o Grand Canyon para os próximos 230 anos.

GRAND CANYON INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horas: O South Rim está aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano. O North Rim está aberto a partir de meados de maio a meados de outubro.

Ingressos: O ingresso custa US$ 25.00 por veículo e inclui todos os passageiros do veículo. A taxa de entrada para aqueles, que chegam sem veículo (a pé, de moto, de bicicleta) é de US$ 12.00 por pessoa. O bilhete é válido por 7 dias (para menores de 16 anos a entrada é gratuita) e inclui a entrada para o South Rim e o North Rim.

Os serviços disponíveis no South Rim: Alojamento, campismo e restaurantes são abertos durante o ano inteiro. Recomenda-se reservar com antecedência. Um serviço de autocarro gratuito opera no Grand Canyon Village. Visitor Centre: O principal Visitor Centre do parque, o Canyon View Information Plaza, aberto durante o ano inteiro das 8 às 17 horas, é a Mather Point, que é acessível apenas através do autocarro gratuito. A entrada leste do parque do South Rim é o Desert View Information Center, que está aberto das 09 às 17 horas com excepção dos meses de inverno.

Os serviços disponíveis do North Rim: Alojamento e campismo estão abertos a partir de meados de maio a meados de outubro, sendo sempre aconselhável reservar com antecedência. Visitor Center: O North Rim Visitor Center está localizado perto do estacionamento da Bright Angel Peninsula e está aberto a partir dos meados de maio a meados de outubro das 8 às 18 horas.

Clima do Grand Canyon

As atrações turísticas: o que visitar no Grand Canyon

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com
O Grand Canyon National Park, o parque mais visitado do Arizona e o segundo dos Estados Unidos, está localizado no noroeste do Arizona, cobrindo uma área de 4.931 km² e inclui o canhão mais espetacular, entalhado no rio Colorado. A área tornou-se um parque nacional em 1919. O Grand Canyon National Park, declarado um património mundial pela UNESCO em 1979, é o exemplo mais espetacular do mundo de erosão dum rio. O rio Colorado, esculpido nas rochas do planalto do Arizona, é uma incisão profunda de 1.600 metros com uma largura até 29 km e 446 km de comprimento de…

Review Overview

Paisagem
Natureza

A natureza à enésima potência!

Summary : O exemplo mais espetacular de erosão do rio no planeta Terra

User Rating: 4.4 ( 1 votes)