Home / América do Norte / Estados Unidos / District of Columbia / Washington: a capital dos Estados Unidos da América

Washington: a capital dos Estados Unidos da América

A cidade de Washington é a capital dos Estados Unidos da América. A cidade está localizada na parte oriental do país não longe da costa do Oceano Atlântico. Washington está localizada na margem esquerda do rio Potomac numa área de terras, que pertenciam aos Estados de Virgínia e Maryland. —– Em 1790 decidiu-se a fundação como a nova capital dos Estados Unidos. O território de Washington tornou-se o Distrito de Columbia (District of Columbia), uma entidade autónoma sob a jurisdição do governo federal.

A cidade foi projetada pelo urbanista francês Pierre-Charles L’Enfant, que projetou a cidade orientando-a para a Casa Branca (White House), a residência do Presidente dos Estados Unidos, e para o Capitólio (Capitol), sede do Congresso. Estes dois edifícios estão localizados em baixas colinas e foram interligados por duas estradas: a Washington Mall e a Pennsylvania Avenue. O primeiro presidente a estabelecer-se em Washington foi John Adams em 1800. A construção da nova cidade desenvolveu-se lentamente e só no início do século XX foram concluídas as obras de urbanização da cidade.

O edifício mais famoso da cidade é a Casa Branca (White House), a residência do Presidente dos Estados Unidos. O edifício em estilo neoclássico foi iniciado em 1792 e projetado por J. Hoben e B.H. Latrobe.

Um outro marco de Washington é o Capitólio, sede do Congresso. Este edifício é em estilo neoclássico e foi construído entre 1793 e 1830 e projetado por W. Thornton. Perto do Capitólio é a famosa Biblioteca do Congresso (Library of Congress) e o prédio da Suprema Corte (Supreme Court Building). O Memorial de Washington (Washington Memorial) é um obelisco em mármore de 170 metros de altura em frente do Capitólio, oferecendo uma bela vista da cidade.

A cidade, vibrante e cosmopolita, consiste de largas avenidas e duma grande variedade de parques e áreas verdes. Entre os bairros o mais característico é o bairro residencial de Georgetown, em estilo colonial, onde vive a elite da cidade.

Washington é o lar de grandes museus e instituições culturais estadounidenses. Ao longo do Washington Mall há muitos museus e galerias de arte. Estes inclui o Museu Nacional de História e Tecnologia (National Museum of History and Tecnology), dedicado ao desenvolvimento tecnológico dos Estados Unidos. O Museu Nacional de História (National Museum of History) é dedicado às ciências naturais. De grande importância para a coleção de pinturas, esculturas e gravuras é a Galeria Nacional de Arte (National Gallery of Art). Um museu dedicado a aeronaves e a conquistas do espaço do universo é o National Air and Space Museum.

Na cidade existem vários memoriais aos presidentes estadounidenses, além do acima mencionado Washington Memorial. Os mais importantes são o Jefferson Memorial e o Lincoln Memorial. Estes edifícios foram realizados em estilo neoclássico. Washington possui também o complexo do grande edifício do Pentágono, sede do Ministério da Defesa.

COMO CHEGAR: O principal aeroporto da cidade de Washington é o Dulles International Airport (IAD), que está localizado 40 km a oeste do centro da cidade. O aeroporto de Washington é bem ligado com todos os principais aeroportos da América do Norte, do Caribe, da Europa e da América Latina.

Washington clima: quando ir para Washington.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com