Home / Europa / Croácia / Croácia atrações turísticas: que ver na Croácia

Croácia atrações turísticas: que ver na Croácia

A Croácia é um país, que é muito rico e variado de atrações turísticas. Esta variedade é um reflexo da história, que caracterizou as diferentes partes do país. Na Istria e na Dalmácia ao longo da costa com vista do Mar Adriático a influência veneziana e italiana está sempre viva. A marca de muitos centros é claramente no estilo veneziano. Veneza governou estas terras desde a Idade Média até o fim da República de Veneza, que foi derrubada pelas tropas de Napoleão.

Na Istria há uma minoria de língua italiana e a língua italiana é falada por uma parte significativa da população e as relações com a Itália estão sempre vivas, enquanto a minoria italiana na Dalmácia quase desapareceu.

A principal área turística da Croácia é a sua costa, a área, que inclui as regiões da Istria e da Dalmácia, onde a beleza do mar, das centenas de ilhas e dos tesouros artísticos dos centros históricos das cidades costeiras atraem turistas da Europa inteira.

Ao longo da costa da Dalmácia são importantes evidências históricas da Antiguidade romana como o Palácio de Diocleciano em Split/Spalato, as ruínas de Salona/Solin, o acampamento de legionários de Burnum perto de Knin. Na Istria são a visitar o anfiteatro romano e outros edifícios romanos em Pula/Pola, as escavações de Nesactium e as ruínas romanas de Poreč/Parenzo. No interior da Croácia há restos de banhos romanos de Aquae Iasae não longe da cidade de Varaždin e as escavações de Andautonia perto de Zagreb.

A Idade Média é representada em inúmeros castelos e fortalezas no país inteiro, em muitos edifícios religiosos bizantinos, românicos e góticos, nas cidades no estilo veneziano do litoral da Istria e da Dalmácia. Entre os lugares mais bonitos para visitar encontra-se a bela cidade de Dubrovnik/Ragusa, uma verdadeira jóia da costa da Dalmácia. Há também importantes centros históricos como as cidades de Trogir/Traù, Šibenik/Sebenico, Split/Spalato e Zadar/Zara na Dalmácia e Pula/Pola, Rovinj/Rovigno e Poreč/Parenzo na Istria. Nesta última vila há uma bela Basílica Eufrasiana, uma obra-prima de arte bizantina na Istria.

No interior do país a influência austríaca é claramente visível, principalmente no centro histórico da capital Zagreb e na cidade de Varaždin, uma jóia do barroco de matriz austríaca.

A natureza é outro aspecto variado e particular da Croácia. As ilhas do litoral são um exemplo de grande beleza cênica. Algumas são protegidos por três parques nacionais de Brijuni/Brioni, de Mljet/Meleda e das ilhas Kornati/ilhas Incoronate. O mais famoso parque nacional da Croácia é o dos Lagos Plitvice, localizado nas montanhas do interior da Dalmácia com um cenário idílico duma série de lagos e cachoeiras. Na Dalmácia há outros quatro parques nacionais, que protegem os ambientes de montanha e a paisagem natural típico do Carso. São essas as áreas montanhosas e selvagem de Risnjak e Sjeverni Velebit, as gargantas de Paklenica e as cachoeiras de Krka.

A Croácia tem sete locais declarados Património Mundial da UNESCO. Destes o único local com caráter natural são os lagos de Plitvice, enquanto são seis os sítios com caráter cultural e histórico: o Palácio de Diocleciano e todo o resto da cidade de Split/Spalato, a Catedral de São Tiago em Šibenik/Sebenico, a Basílica Eufrasiana de Poreč/Parenzo, a antiga cidade de Dubrovnik/Ragusa, a antiga cidade de Trogir/Traù) e a paisagem agrícola da área de Stari Grad na ilha de Hvar/Lesina.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com