Home / África / Líbia / Líbia: antigas cidades romanas, deserto e petróleo
Leptis Magna, Líbia. Autor Travcoa Travel. Licensed under the Creative Commons Attribution
Leptis Magna, Líbia. Autor Travcoa Travel

Líbia: antigas cidades romanas, deserto e petróleo

A Líbia (Libīya/República da Líbia) é uma república da África do Norte, que tem como capital a cidade de Trípoli. A ex-colônia italiana é banhada no norte pelo Mar Mediterrâneo e limitada a nordoeste pela Tunísia, a oeste pela Argélia, a sul pelo Chade e o Níger, ao sudeste pelo Sudão e a leste pelo Egito. A costa do país – trecha e árida – estende-se por 1.770 km. Esta faixa plana de areia abriga os principais centros populacionais do país como Tripoli, Homs, Misurata, Sirte, Agedabja, Benghazi, Cirene, Derna e Tobruk.

Não muito longe da costa há a depressão de Sabkhat Ghuzayyil, o ponto mais baixo do território líbio com 47 metros debaixo do nível do mar. A uma curta distância da costa estão algumas áreas montanhosas e no oeste da Tripolitania fica o Gebel Nefusa, que chega a 980 metros, enquanto no oeste na Cirenaica existe o Gebel el Achdar, que atinge 600 metros de altura.

Além dessas cadeias de colinas encontra-se o vasto deserto líbio, que ocupa cerca de 95% do território do país, que é composto principalmente de áreas de deserto de areia e áreas de deserto rochoso e às vezes é interrompido por ocasionais oásis como Kufra, Gialo e Giarabub.

Mapa da Líbia

Mapa da Líbia

No extremo sul do país na fronteira com o Chade ficam as encostas norte do maciço montanhoso de Tibesti, as mais altas montanhas do deserto do Saara, que no Chade excedem 3.000 metros, mas que na Líbia atinge a altura máxima de 2.267 metros com o Monte Bikku Bitti.

A Líbia é rica em petróleo e gás natural, que nas últimas décadas têm contribuído grandemente para o aumento da riqueza do país, que tem a maior renda anual per capita do continente africano. A maioria das indústrias estão relacionadas com as indústrias de alimentos e da petroquímica.

Do ponto de vista da agrícultura são produzidos: cereais, azeitonas, tomates, uvas, amêndoas, tabaco, tâmaras e frutas cítricas. Outras atividades são a pastorícia com ovinos e caprinos e a pesca de atum, de sardinhas e de esponjas. O turismo desenvolve-se rapidamente graças à beleza de sítios arqueológicos como Leptis Magna, Cyrene e Sabratha, às paisagens desérticas como Tadrart Acacus e às oasis como Ghadames.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.775.500 km²: Área arável 1,2%, prados e pastagens 7,6%, florestas e arbustos 0,5%, terra inculta e improdutiva 90,7%
  • População: 6.000.000  (censo de 2013) Árabes 97%.
  • Capital: Tripoli.
  • Língua oficial: O idioma oficial é o Árabe. São faladas o Inglês e o Italiano.
  • Religião: muçulmana 99,5%, cristã 0,5%
  • Moeda: Dinar líbio (LYD)
  • Fuso horário: UTC+2 horas
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem