Home / Europa / Grécia / Cíclades: um arquipélago do Mar Egeu

Cíclades: um arquipélago do Mar Egeu

O arquipélago das Cíclades é um grupo de ilhas da Grécia localizado no Mar Egeu entre Ática e Euboea no nordoeste e Creta no sul.

As Ilhas Cíclades são as ilhas, que representam as características mais típicas das ilhas da Grécia. São ilhas áridas e secas, mas banhadas por um mar cristalino, muitas vezes com costões rochosos, mas às vezes com belas praias. Nas ilhas ficam belas cidades feitas de casas brancas empoleiradas nas encostas das montanhas e há mosteiros ortodoxos, castelos venezianos e vestígios arqueológicos.

As Cíclades são constituídas de mais de 200 ilhas e ilhotas, mas as principais são 20. Entre estas as ilhas mais turisiticas, mais importantes e bem conhecidas são Santorini e Míconos, enquanto a ilha de Naxos com 429 km² é a maior e a mais fértil de todo o arquipélago.

A capital das Cíclades é Ermoupolis, localizada na ilha de Syros. A região das Cíclades cobre um total de 2.572 quilômetros quadrados e tem uma população de mais de 120.000.

As ilhas Cíclades são geograficamente montanhosas e muitas vezes estéreis e áridas. Algumas (Santorini e Milos) são de origem vulcânica. Todas são caracterizadas pela beleza do mar que as rodeia.

Entre 3.000 e 2.000 aC desenvolveu-se no arquipélago a chamada civilização das Cíclades, uma civilização agrícola e pastoril, que apreciava o comércio.

As ilhas são importantes do ponto de vista histórico. Faz parte do arquipélago também a ilha de Delos, um dos locais mais sagrados da Grécia da Antiguidade. Em muitas ilhas existem importantes vestígios arqueológicos, que datam da idade cretense, clássica, helenística e romana.

Na Idade Média as ilhas passaram sob o controle dos bizantinos e venezianos, mas no século XVI quase todas as ilhas Cíclades foram ocupadas pelos turcos otomanos.

As principais ilhas das Cíclades são: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Delos, Folegandros, Ios, Kea, Kimolos, Kythnos, Milos, Míconos, Naxos, Paros, Santorini, Serifos, Sifnos, Sikinos, Syros e Tinos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com