Home / América Central e Caribe / Haiti / Haiti: montanhas escarpadas e as tradições africanas
La Citadelle, La Ferrière, Haiti. Author Stefan Krasowski (rapidtravelchai). Licensed under Creative Commons Attribution
La Citadelle, La Ferrière, Haiti. Author Stefan Krasowski (rapidtravelchai)

Haiti: montanhas escarpadas e as tradições africanas

Haiti (République d’Haïti/República do Haiti) é uma república presidencial, que ocupa a parte ocidental da ilha de Hispaniola. Esta ilha é depois de Cuba a maior ilha das Grandes Antilhas com uma superfície de 76.480 km².

Haiti faz fronteira a leste com a República Dominicana, a sul-oeste é separada da ilha de Jamaica para o Canal da Jamaica, enquanto no norte-oeste, o Canal de Barlavento a separa de Cuba. A capital é a cidade de Porto Príncipe (Port-au-Prince).

Fazem parte do Estado haitiano algumas ilhas, incluindo a ilha de Gonâve com 743 km², a Île de la Tortue com 180 km², a Île à Vache com 52 km² e as duas ilhas Cayamites com 45 km²: a Grande Cayemite e a Petite Cayemite.

As duas longas penínsulas montanhosas são características para o país, que se estendem no norte e no sul. Entre as duas penínsulas está o Golfo do Gonâve. A península do norte estende-se em direcção da ilha de Cuba, enquanto a península do sul (Le Tiburon) se estende por mais de 200 km em direcção da ilha de Jamaica. Esta península termina com o Maciço de la Hotte. Aqui está o Pic Macaya com 2.347 metros, a segunda montanha mais alta do país.

O território haitiano é em grande parte montanhoso, formado por uma sucessão de cordilheiras. Ao norte está a cadeia do norte. A área leste e central do Haiti é formada por um planalto. No centro estão as Montagnes Noires e a Chaîne de Matheaux. No extremo sul está o Maciço de la Selle, que possui a maior montanha do país: o Pic de la Selle com 2.680 metros.

Mapa do Haiti

Mapa do Haiti

O que no final do século XVIII era a mais rica colónia francesa na América, é agora é um país pobre e fica entre os mais pobres do mundo. O Haiti tem uma economia predominantemente agrícola. São produzidos café, bananas, cana-de-açúcar, frutas cítricas, sisal, arroz, milho, batata doce, manga, mandioca, feijão, cacau, coco, tabaco e algodão.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 27.750 km²: terras aráveis 33%, prados e pastagens 18%, florestas e arbustos 5%, terras incultas e improdutivas 44%
  • População: 8.800.000 (situação em 2006): africanos 95%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) 4%, europeus 1%
  • Capital: Porto Príncipe (Port-au-Prince).
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. Fala-se um crioulo francês.
  • Religião: Católicos 80%, Protestantes 15%, vodu.
  • Moeda: Gourde (HTG)
  • Fuso horário: UTC-5
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem