Home / Europa / Portugal / Tavira: cidade antiga e porto de pesca no Algarve

Tavira: cidade antiga e porto de pesca no Algarve

Tavira, juntamente com Lagos é um dos mais belos lugares históricos da costa algarvia. A cidade está localizada ao longo das margens do Rio Gilão a três km da boca do rio. As muitas igrejas e palácios renascentistas e barrocos, janelas manuelinas e fachadas revestidas com belos azulejos coloridos são os pontos de interesse, que caracterizam o centro histórico.

No oitavo século a.C., Tavira foi colonizada pelos fenícios. Mais tarde ele foi um importante centro durante a dominação romana e prova disso é a descoberta dum grande assentamento romano: a antiga cidade de Balsa a leste da atual cidade perto da estância de Luz de Tavira.

Com a ocupação árabe, que teve lugar no século VIII, a importância de Tavira cresceu graças ao seu excelente porto e a sua área de pesca. Nos primeiros séculos do domínio árabe Tavira fazia parte do Califato de Córdoba. No século XI a cidade tornou-se parte do Emirato de Badajoz. Então no meio do século XII foi sob o governo de Umar independente por um curto período de tempo antes de cair sob o domínio marroquino.

Em 1242 a vila foi reconquistada pelos cristãos. Em 1520 Tavira obteve do rei de Portugal o estatuto de cidade e o seu porto tornou-se um dos portos de pesca mais importantes do Algarve. Em 1755 o terrível terremoto, que destruiu Lisboa, causou também grandes danos a Tavira.

A cidade foi reconstruída nos anos seguintes, mas gradualmente perdeu sua importância como porto de pesca. Hoje Tavira é uma cidade, cuja economia é fortemente dependente do turismo. O centro da cidade foi magnificamente restaurado e tem agora uma aparência agradável.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE TAVIRA

Infelizmente o terramoto de 1755 destruiu uma grande parte dos edifícios, mas, apesar disso Tavira é uma cidade bonita com interessantes edifícios antigos e dominada por um castelo mouro com um belo parque, que oferece uma bela vista da cidade.

Entre os edifícios históricos perto do castelo pode visitar a igreja de Santa Maria do Castelo, construída no local duma mesquita árabe. Muito bom é o portal renascentista da Igreja da Misericórdia de 1541. Há também os restos duma ponte romana restaurada durante a dominação árabe. A costa de Tavira em grande parte protegida pelo Parque Natural da Ria Formosa tem algumas das mais belas praias do Algarve: Estas incluem a Praia do Lacém, a Praia de Cabanas de Tavira, a Praia da Ilha de Tavira, a Praia de Santa Luzia e a Praia do Barril.

Vale a pena de visitar: A igreja paroquial em Luz de Tavira com um belo portal manuelino, em Cabanas o forte, em Torre de Aves os restos duma villa romana e em Santa Luzia o forte.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com