Home / Europa / Portugal / Tavira: cidade antiga e porto de pesca no Algarve

Tavira: cidade antiga e porto de pesca no Algarve

Tavira, juntamente com Lagos é um dos mais belos lugares históricos da costa algarvia. A cidade está localizada ao longo das margens do Rio Gilão a três km da boca do rio. As muitas igrejas e palácios renascentistas e barrocos, janelas manuelinas e fachadas revestidas com belos azulejos coloridos são os pontos de interesse, que caracterizam o centro histórico.

No oitavo século a.C., Tavira foi colonizada pelos fenícios. Mais tarde ele foi um importante centro durante a dominação romana e prova disso é a descoberta dum grande assentamento romano: a antiga cidade de Balsa a leste da atual cidade perto da estância de Luz de Tavira.

Com a ocupação árabe, que teve lugar no século VIII, a importância de Tavira cresceu graças ao seu excelente porto e a sua área de pesca. Nos primeiros séculos do domínio árabe Tavira fazia parte do Califato de Córdoba. No século XI a cidade tornou-se parte do Emirato de Badajoz. Então no meio do século XII foi sob o governo de Umar independente por um curto período de tempo antes de cair sob o domínio marroquino.

Em 1242 a vila foi reconquistada pelos cristãos. Em 1520 Tavira obteve do rei de Portugal o estatuto de cidade e o seu porto tornou-se um dos portos de pesca mais importantes do Algarve. Em 1755 o terrível terremoto, que destruiu Lisboa, causou também grandes danos a Tavira.

A cidade foi reconstruída nos anos seguintes, mas gradualmente perdeu sua importância como porto de pesca. Hoje Tavira é uma cidade, cuja economia é fortemente dependente do turismo. O centro da cidade foi magnificamente restaurado e tem agora uma aparência agradável.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE TAVIRA

Infelizmente o terramoto de 1755 destruiu uma grande parte dos edifícios, mas, apesar disso Tavira é uma cidade bonita com interessantes edifícios antigos e dominada por um castelo mouro com um belo parque, que oferece uma bela vista da cidade.

Igreja de Santiago, Tavira, Algarve, Portugal. Author Mark Ryckaert. Licensed under the Creative Commons Attribution

Igreja de Santiago, Tavira, Algarve, Portugal. Author Mark Ryckaert

Entre os edifícios históricos perto do castelo pode visitar a igreja de Santa Maria do Castelo, construída no local duma mesquita árabe. Muito bom é o portal renascentista da Igreja da Misericórdia de 1541. Há também os restos duma ponte romana restaurada durante a dominação árabe. A costa de Tavira em grande parte protegida pelo Parque Natural da Ria Formosa tem algumas das mais belas praias do Algarve: Estas incluem a Praia do Lacém, a Praia de Cabanas de Tavira, a Praia da Ilha de Tavira, a Praia de Santa Luzia e a Praia do Barril.

Vale a pena de visitar: A igreja paroquial em Luz de Tavira com um belo portal manuelino, em Cabanas o forte, em Torre de Aves os restos duma villa romana e em Santa Luzia o forte.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.



Booking.com

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: