Home / Europa / Portugal / Lagos: praias e falésias espetaculares
Praia Dona Ana, Lagos, Algarve, Portugal. Author Lacobrigo. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike.
Praia Dona Ana, Lagos, Algarve, Portugal. Author Lacobrigo

Lagos: praias e falésias espetaculares

Lagos com 27.000 habitantes é um antigo porto, usado também durante a ocupação árabe. Tornou-se importante no século XV graças ao Infante D. Henrique de Portugal, que o utilizou como base preferencial para as partidas dos navios portugueses destinados a explorar a costa da África. Foi a capital do Algarve entre 1576 e 1756. A cidade foi destruída pelo terramoto de 1755.

Hoje Lagos é um importante centro turístico e balneário cheio de vida e lojas, ainda cercado por muralhas medievais. Há algumas belas praias como a de Dona Ana e a de Camilo.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE LAGOS

O centro histórico de Lagos, apesar da destruição causada pelo terramoto de 1755, é ainda interessante. São a ver o forte, o palácio do governador, o antigo mercado de escravos e os restos das antigas muralhas. Nos últimos anos uma nova marina moderna para veleiros foi inaugurada.

Lagos, Algarve, Portugal. Author Kyle Taylor. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike.

Lagos, Algarve, Portugal. Author Kyle Taylor

Não deve perder de ver em Lagos a Ponta da Piedade, um promontório com vista para o mar com enormes e belas formações rochosas, cavernas e águas cristalinas. As rochas são ocre, amarelo e laranja e em contraste com o azul do mar formam um cenário único. As cores são bonitas ao anoitecer e ao amanhecer.

Lagos é famosa por suas praias, que figuram entre as mais bonitas do Algarve. Entre as mais conhecidas existe a Praia de Dona Ana, apenas a 25 minutos a pé do centro de Lagos, cercada por belas formações rochosas sendo a mais frequentada por turistas. Praia do Camilo está um pouco além. Meia Praia ou São Roque é uma longa faixa de areia de quatro km a leste de Lagos. No istmo no final da praia fica o antigo forte da Meia Praia do século XVII. Praia da Luz a poucos quilómetros a oeste de Lagos é famosa pela Rocha Negra, uma intrusão de lava colocada no leste da praia.

Ponta da Piedade, Lagos, Algarve, Portugal. Author François Philipp. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike.

Ponta da Piedade, Lagos, Algarve, Portugal. Author François Philipp

Entre as excursões para fazer de Lagos: Odiáxere, uma pitoresca vila de casas brancas com belas vistas sobre a baía de Lagos, Sagres, que foi o lugar da academia naval, fundada por Henrique, o Navegador, o que levou os portugueses para fazer a circunavegação da África e chegar à Índia e as Ilhas das Especiarias. Aqui está a famosa Fortaleza de Sagres. A poucos quilómetros de Sagres no extremo sudoeste de Portugal, caracterizado por uma bela costa rochosa, encontra-se o Cabo de São Vicente. Ao norte do Cabo de São Vicente perto da aldeia de Bordeira vale a pena de fazer uma paragem para a vista do Oceano Atlântico no promontório de Pontal.

Outros locais a visitar no nordeste de Lagos são Silves, a antiga capital moura do Algarve com os restos do castelo árabe e uma bela catedral gótica, a Serra de Monchique com a vila termal de Caldas de Monchique, Portimão com a bela igreja, as praias de Alvor, da Praia da Rocha e as ruínas da villa romana de Abicada.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.



Booking.com

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: