Home / América Central e Caribe / Honduras / Honduras: um planalto estendido entre dois mares
Forte de Omoa, Honduras. Author Adalberto H. Vega. Licensed under Creative Commons Attribution
Forte de Omoa, Honduras. Author Adalberto H. Vega

Honduras: um planalto estendido entre dois mares

L’Honduras (República de Honduras) é uma república presidencial na América Central, limitado ao sul pela Nicarágua, a oeste pela Guatemala e a sudoeste por El Salvador. Ao norte e ao leste é banhado pelo Mar do Caribe e ao sul pelo Oceano Pacífico. Sua capital é a cidade de Tegucigalpa.

Várias ilhas no Mar do Caribe, entre elas as Ilhas de la Bahía (Roatán, Utila, Guanaja) e as Ilhas Santanillas (Swan Islands), fazem parte de Honduras, enquanto que ao longo da costa do Oceano Pacífico no Golfo de Fonseca encontram-se as ilhas de El Tigre, Zacate Grande e Exposición.

O território hondurenho é em grande parte montanhoso, composto por um vasto planalto que se estende de um lado para o outro do istmo, atravessado por cadeias de montanhas de origem vulcânica e por uma depressão que se estende desde o Mar do Caribe hasta o Oceano Pacífico.

As montanhas ocidentais têm os picos mais altos, entre eles o Pico Congolón com 2.500 metros e a montanha mais alta do país: o Cerro de Las Minas com 2.850 metros.  A cordilheira oriental tem picos com mais de 2.000 metros de altura como a Montaña de la Flor com 2.300 metros, o Monte El Boqueron com 2.485 metros e o Pico Bonito com 2.435 metros. As áreas costeiras do Mar do Caribe são franjadas por lagoas e são por vezes pantanosas.

Mapa de Honduras

Mapa de Honduras

A economia hondurenha é baseada na agricultura com bananas, café, cana-de-açúcar, óleo de palma, abacaxi, citrinos, milho, arroz e feijão.  A exploração florestal com madeira preciosa como pinho, mogno, ébano e nogueira e a pecuária com bovinos são importantes. Grandes depósitos minerais, especialmente zinco e chumbo, mas também de prata, ouro, antimônio existem no país, enquanto a indústria é pouco desenvolvida.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 112.492 km²: terras aráveis 18%, prados e pastagens 14%, florestas e arbustos 27%, terras incultas e improdutivas 41%
  • População: 7.483.000 (situação em 2007): mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 90%, ameríndios 7%, africanos 2%, europeus 1%
  • Capital: Tegucigalpa.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol. Ao longo da costa do Caribe fala-se também o inglês.
  • Religião: Católicos 85%, Protestantes 10%.
  • Moeda: Lempira (HNL)
  • Fuso horário: UTC-6
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem