Home / Europa / Grécia / O desfiladeiro de Samaria: o cânion da ilha de Creta
O desfiladeiro de Samaria, Creta, Grécia. Author and Copyright Luca di Lalla
O desfiladeiro de Samaria, Creta, Grécia. Author Luca di Lalla

O desfiladeiro de Samaria: o cânion da ilha de Creta

O desfiladeiro de Samaria é um destino, que você não deve perder. De todas as partes da ilha de Creta são organizadas excursões de autocarro. A partir de Chania e Paleochora há também um autocarro Ktel directo para Omalos, que levam os turistas para a boca da trilha (Xiloscalo), que descende para o desfiladeiro com 1.000 metros acima do nível do mar e em seguida levá-los até os portos de Chora Sfakia ou Sougia, onde desembarca a balsa de Agia Roumeli. Aqui termina a trilha do desfiladeiro de Samaria.

O caminho do desfiladeiro é de 18 km de comprimento e leva entre 5 ½ – 7 horas de caminhada, necessitando um certo grau de resistência física. A maior parte da rota do desfiladeiro de Samaria está debaixo de 1.000 m, porque ele vai de 1.000 m de Xiloscalo, onde paga-se para um bilhete de entrada, o que deve ser preservado até o final da trilha para possíveis controles, enquanto no final do percurso é atingido o mar. O caminho tem um pavimento escorregadio, que corre às vezes em colunas e por vezes sob a pressão de algum andarilho apressado, passando o rio várias vezes ao longo das pranchas de madeira.

Você pode adquirir água, porque existem inúmeras fontes durante a rota. O erro mais comum é não ser informado antes da caminhada sobre o horário do ferry para o retorno de Agia Roumeli para Chora Sfakia ou Paleochora. Existem apenas 2 ligações diárias diretas para Chora Sfakia às 15:45 e 18 horas e apenas uma para Paleochora às 17 horas, mas os tempos estão sujeitos a variações sazonais. Isto permite-lhe calcular melhor o tempo e ritmo da caminhada sem o pesadelo de fazer tudo com pressa e medo de não chegar a tempo para pegar a balsa para o retorno.

O desfiladeiro de Samaria, Creta, Grécia. Author and Copyright Luca di Lalla

O desfiladeiro de Samaria, Creta, Grécia. Author Luca di Lalla

Apenas a primeira parte do caminho do desfiladeiro de Samaria é feito no fresco sob os abetos e pinheiros, porque após a aldeia abandonada de Samaria a paisagem torna-se mais severo, o sol é mais irritante e o calor é mais opressivo, enquanto as paredes dos desfiladeiros sobem ao longo do riacho até aos ”Sideroportes”, que é o ponto mais estreito com uma largura de 3 metros.

A saída do parque do desfiladeiro de Samaria não é o fim da caminhada, porque você tem que andar outra seção da trilha de 20 minutos terrivelmente quente, não sendo interessante. Finalmente chegamos à aldeia de Agia Roumeli, onde há a escolha entre saltar para uma taberna ou saltar para o mar. Você pode fazer o caminho inverso – o chamado Samaria preguiçoso – desde o mar até o ponto mais estreito do desfiladeiro a 3 km e em seguida voltar para Aghia Roumeli. Mas desta maneira você perde a parte mais bonita do caminho.

Texto Copyright de Luca di Lalla. Fotos de Luca e Niccolò di Lalla.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com