Home / América do Norte / Estados Unidos / Nova Orleães: traços franceses ao longo do Mississipi

Nova Orleães: traços franceses ao longo do Mississipi

Nova Orleães/Nova Orleans foi fundada pelos franceses em 1718. O fundador, o francês J.B. Le Moyne de Bienville, deu-lhe o nome de La Novelle-Orléans em homenagem ao regente da França, o Duque de Orléans. A cidade está localizada a 90 km da costa do Golfo do México entre a margem esquerda do rio Mississipi e do Lago Pontchartrain. Foi a capital das possessões francesas em Luisiana entre 1722 e 1763, quando todo o território foi cedido à Espanha. Os francesas voltaram em posse da região entre 1800 e 1803, mas nesse ano Napoleão Bonaparte vendeu a Luisiana aos Estados Unidos.

A cidade mantém em seu centro histórico, o chamado French Quarter ou Vieux Carré, a clara marca francesa e espanhola. O velho bairro francês, que é a grande atração de Nova Orleães/Nova Orleans, estende-se ao redor do Jackson Square com uma planta de tabuleiro de damas com dois quadrados: um para desfiles militares – Place d’Armes – , e um outro para uso religioso – Praça da Catedral – . O plano da cidade é típico para os assentamentos coloniais franceses do século XVIII. O distrito central abrange uma centena de blocos com ruas que cruzam-se em ângulos retos. A marca espanhola, que substituiu a francesa após o incêndio de 1788 é claramente visível nas fachadas com varandas de ferro fundido e pátios interiores com fontes e jardins.

Entre os edifícios mais antigos da cidade são o edifício do Cabildo no estilo espanhol de 1795, a catedral de Saint-Louis de 1794, o Convento das Ursulinas de 1734 e o Mercado Francês. Duma atmosfera muito boa é todo o centro histórico da cidade, que vale a pena caminhar ao longo, incluindo as estradas carateristicas de Bourbon Street e Royal Street com suas lojas de antiguidades. Nova Orleães/Nova Orleans é o lar de alguns museus interessantes, incluindo o Museu do Estado de Louisiana (Louisiana State Museum) e o Museu de Arte Delgado (Delgado Museum of Art). Entre os parques mais importantes é o Parque da Cidade (City Park) que estende-se no nordoeste do centro histórico até quase às margens do Lago Pontchartrain.

A cidade é famosa por sua culinária crioula, que a tornou um dos destinos mais populares dos Estados Unidos para alimentos e restaurantes. Peixes e frutos do mar são as especialidades da cozinha da Luisiana. O Mardi Gras, o característico carnaval de Nova Orleães dum lado e o New Orleans Jazz e Heritage Festival doutro lado, que acontece em abril, são dois eventos de renome internacional, que realizam-se na cidade.

COMO CHEGAR: O aeroporto da cidade de Nova Orleães/Nova Orleans é o Louis Armstrong New Orleans International Airport (MSY), que está localizado a 16 km a oeste do centro da cidade. O aeroporto de Nova Orleães está bem ligado com todos os principais aeroportos dos Estados Unidos e do Caribe.

Nova Orleães clima: quando ir para Nova Orleães.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com