Home / América do Norte / Estados Unidos / Nova Orleães: traços franceses ao longo do Mississipi
Bourbon street, Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos. Autor Jon Sullivan. No Copyright
Bourbon street, Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos. Autor Jon Sullivan

Nova Orleães: traços franceses ao longo do Mississipi

Nova Orleães/Nova Orleans foi fundada pelos franceses em 1718. O fundador, o francês J.B. Le Moyne de Bienville, deu-lhe o nome de La Novelle-Orléans em homenagem ao regente da França, o Duque de Orléans. A cidade está localizada a 90 km da costa do Golfo do México entre a margem esquerda do rio Mississipi e do Lago Pontchartrain. Foi a capital das possessões francesas em Luisiana entre 1722 e 1763, quando todo o território foi cedido à Espanha. Os francesas voltaram em posse da região entre 1800 e 1803, mas nesse ano Napoleão Bonaparte vendeu a Luisiana aos Estados Unidos.

A cidade mantém em seu centro histórico, o chamado French Quarter ou Vieux Carré, a clara marca francesa e espanhola. O velho bairro francês, que é a grande atração de Nova Orleães/Nova Orleans, estende-se ao redor do Jackson Square com uma planta de tabuleiro de damas com dois quadrados: um para desfiles militares – Place d’Armes – , e um outro para uso religioso – Praça da Catedral – . O plano da cidade é típico para os assentamentos coloniais franceses do século XVIII. O distrito central abrange uma centena de blocos com ruas que cruzam-se em ângulos retos. A marca espanhola, que substituiu a francesa após o incêndio de 1788 é claramente visível nas fachadas com varandas de ferro fundido e pátios interiores com fontes e jardins.

Catedral Saint Louis, Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos. Autor Nowhereman86. Licensed under the Creative Commons Attribution

Catedral Saint Louis, Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos. Autor Nowhereman86

Entre os edifícios mais antigos da cidade são o edifício do Cabildo no estilo espanhol de 1795, a catedral de Saint-Louis de 1794, o Convento das Ursulinas de 1734 e o Mercado Francês. Duma atmosfera muito boa é todo o centro histórico da cidade, que vale a pena caminhar ao longo, incluindo as estradas carateristicas de Bourbon Street e Royal Street com suas lojas de antiguidades. Nova Orleães/Nova Orleans é o lar de alguns museus interessantes, incluindo o Museu do Estado de Louisiana (Louisiana State Museum) e o Museu de Arte Delgado (Delgado Museum of Art). Entre os parques mais importantes é o Parque da Cidade (City Park) que estende-se no nordoeste do centro histórico até quase às margens do Lago Pontchartrain.

Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos. Autor US Navy. No Copyright

Nova Orleães, Luisiana, Estados Unidos. Autor US Navy

A cidade é famosa por sua culinária crioula, que a tornou um dos destinos mais populares dos Estados Unidos para alimentos e restaurantes. Peixes e frutos do mar são as especialidades da cozinha da Luisiana. O Mardi Gras, o característico carnaval de Nova Orleães dum lado e o New Orleans Jazz e Heritage Festival doutro lado, que acontece em abril, são dois eventos de renome internacional, que realizam-se na cidade.

COMO CHEGAR: O aeroporto da cidade de Nova Orleães/Nova Orleans é o Louis Armstrong New Orleans International Airport (MSY), que está localizado a 16 km a oeste do centro da cidade. O aeroporto de Nova Orleães está bem ligado com todos os principais aeroportos dos Estados Unidos e do Caribe.

Nova Orleães clima: quando ir para Nova Orleães.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem