Home / Europa / Sérvia / Sérvia: vastas planícies e montanhas escarpadas

Sérvia: vastas planícies e montanhas escarpadas

A Sérvia (Republika Srbija/República da Sérvia) é uma república dos Bálcãs, nascida da dissolução da Iugoslávia. O Estado sérvio é formado também pela unidade administrativa da Voivodina. O Kosovo, região de maioria albanesa, declarou a sua independência em 2008. O país faz fronteira com a Hungria, a Romênia, a Bulgária, a Macedônia, a Albânia, o Montenegro, a Bósnia-Herzegovina e a Croácia. A capital é Beograd/Belgrado.

O território da Sérvia se estende nos Balcãs centrais e é formado ao norte pela vasta e fértil planície aluvial do Danúbio, da qual a Sérvia inclui a parte sul: a Voivodina. É atravessada pelos rios Danúbio, Sava, Tisza e Morava e está cheia de pequenos lagos.

A parte sul do centro do país é principalmente montanhosa com picos superiores a 2.000 metros. A montanha mais alta da Sérvia é o monte Đeravica com 2.656 metros nos Alpes Dináricos na fronteira com a Albânia. O ocidente do país – a Šumadija – é dominado por colinas e algumas montanhas de uma altitude entre 1.000 e 1.500 metros.

A economia da Sérvia é ainda predominantemente agrícola com cultivo de cereais, frutas, tabaco e beterraba sacarina e de atividades pastorais com bovinos e suínos. Existem jazidas de petróleo e gás natural e minérios. As indústrias contém fábricas de mecânica, de química, de têxteis e de alimentos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 88.361 km²: Sérvia: 77.474 km² ; Kosovo: 10.887 km²
  • População: 10.000.000: Sérvia: 7.500.000: sérvios 83%, húngaros 4% Kosovo: 2.500.000: albaneses 88%, sérvios 6%
  • Capital da Sérvia: Beograd/Belgrado
  • Capital do Kosovo: Priština/Pristina
  • Língua oficial: o sérvio. Na Voivodina também são línguas oficiais: o húngaro,o romeno, o croata, o ruteno e o eslovaco. No Kosovo: o albanês
  • Religião: Sérvia: ortodoxos 84%, católicos 6%, muçulmanos 5%, protestante 2%. Kosovo: muçulmanos 90%, católicos 5%, ortodoxos 5%.
  • Moeda: Dinar sérvio (RSD) Kosovo: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, no verão UTC+2.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com