Home / Ásia / Ásia
Monte Rakaposhi ao pôr do sol, Karakorum, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini
Monte Rakaposhi ao pôr do sol, Karakorum, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini

Ásia

Ásia é o maior e mais populoso continente da Terra, tem uma área de 44 059 000 sq km (44 471 000, se você incluir o Mar Cáspio e Aral Lago), o que corresponde a cerca de um terço (29 , 4%) de todas as terras do planeta. Com uma população de quase 4 bilhões de pessoas que inclui mais de 60% dos habitantes da Terra. A Ásia é quase inteiramente ao norte do equador, e é banhada oa sul da Oceano Índico, aop sudoeste pelo Mar Vermelho eo Mar Mediterrâneo, a norte pelo Oceano Ártico ea leste pelo Estreito de Bering eo Oceano Pacífico.

Na parte ocidental a cadeia dos Urais, o rio Ural, o Mar Cáspio e a cadeia de montanhas do Cáucaso marca a fronteira com a Europa. Enquanto ele estiver ligado com a África através do istmo de Suez, o estreito de Bering separa a Ásia do nordeste da América do Norte. A Ásia é o continente de record: tem a mais alta montanha da Terra, o Monte Everest (8 848 m) ea máxima depressão do planeta, o Mar Morto, localizado 420 metros abaixo do nível do mar.

A Ásia é cheia de importantes e de majestosas montanhas, a oeste são as montanhas da Anatólia, como a Taurus (Ala Daglari (3 734 metros)) e os montanhas Elburz (Vulcão Damavand 5 605 metros) eo Monte Ararat ( 5 165 m). No Afeganistão do norte e no Paquistão está localizada a cordilheira do Hindukush que atingem alturas consideráveis com o Tirich Mir (7 708 metros) eo Monte Noshaq (7 492). A nordeste, na fronteira entre o Tajiquistão, Afeganistão e da China se encontra a grande planalto do Pamir, cujos picos são mais de 7.000 metros (Monte Kungur, 7.719 m).

Para o Sudeste do Pamir são as imponentes montanhas do Himalaia e do Karakoram, que formam um arco no sentido leste-oeste, ao longo de aproximadamente 2 400 km, nestas montanhas são os picos mais altos do planeta Terra, entre os catorze picos superiores a 8 000 metros, que culminam no Monte Everest, a montanha mais alta do mundo (8 848 metros). Para o leste do Pamir é a vez a cadeia do Kunlun, que se estende de 3 000 km, alcançando a maior elevação no monte Muztag (7 723 metros).

O Kunlun e Himalaias circundam para o norte eo sul o imenso planalto do Tibete, cuja altura média é superior a 4 000 m.

O Monte Muztagh Ata e Lago Karakul, Xinjiang, China. Autor e Copyright Marco Ramerini

O Monte Muztagh Ata e Lago Karakul, Xinjiang, China. Autor e Copyright Marco Ramerini

A nordeste do Pamir são as principais montanhas do Tian Shan, que se estendem por 500 km 2, com picos chegando ao 7 439 metros (Pik Pobedy). Importantes estruturas vulcânicas são encontrados em todo o arco de ilhas variando da Indonésia (Semeru, Kelut, Merapi, Tengger em Java; Gunung Agung em Bali; Rinjani em Lombok) para a à península de Kamcatka (Ichinsky, Kamen, Klyuchevskaya Sopka, Koryaksky, Kronotsky, Tolbachik, Ushkovsky), passando pela Filipinas (Mayon, Pinatubo e Taal) e Japão (Fuji).

Do ponto de vista hidrográfico, a Ásia, é a casa de sete dos doze rios mais longos do mundo. Resultando no Oceano Árctico grandes rios que correm através da Sibéria, de todos os rios da Sibéria, o mais longo é o Ob, que com seu afluente o Irtys forma o quinto sistema fluvial do mundo pelo seu comprimento (5 410 km).

Mapa da Ásia

Mapa da Ásia

O Irtys sozinho, aliás, é o nono rio de comprimento no mundo, com 4 440 km. A Lena (4 400 km) e as Jenisej (4 092 km) são dois outros grandes rios que fluem no Oceano Ártico siberiano. Desagua no Oceano Pacífico: o Amur (4 416 km), o Huang He (4 845 km, sexto rio do mundo para comprimento), o Chang Jiang (6 300 km, terceiro rio no mundo para o comprimento) e Mekong (4 500 km).

Desagua no Oceano Índico três grandes rios do subcontinente indiano: o Indo (3 180 km), o Bramaputra (2 900 km) e o Ganges (2 700 km). Entre os lagos, o maior é o Mar Cáspio (371 000 sq km), o maior lago do mundo, seguido, pelo tamanho, do lago Aral (41 000 sq km, mas agora reduzida para apenas 17 000 sq km), e os Bajkal ( 31 500 sq km), que com 1 637 metros de profundidade, é o mais profundo lago do mundo.

Entre as ilhas, a Ásia inclui um grande número, incluindo alguns dos maiores do mundo, tais como Bornéu (736 000 sq km, a terceira ilha maior do mundo), Sumatra (420 000 sq km, sexta ilha do mundo por dimensão) e pela ilha de Honshu no Japão (227 414 sq km).

Outras ilhas são Java e Celebes (Sulawesi) no arquipélago indonésio, Luzon e Mindanao, nas Filipinas, Hainan e Formosa (Taiwan), no Mar da China, as ilhas do Japão, Ceilão (Sri Lanka). São menores as ilhas das Maldivas, as Laquedivas, as Andamão e Nicobar na Índia ou as ilhas Curilas, situados entre o Japão e Kamcatka.

A entrada para Baalbek, Vale do Beca, Líbano. Autor e Copyright Marco Ramerini

A entrada para Baalbek, Vale do Beca, Líbano. Autor e Copyright Marco Ramerini

CLIMA DA ÁSIA

Devido ao seu tamanho ea sua morfologia Ásia tem muitos tipos de clima. Há áreas, tais como a área da Sibéria e do planalto tibetano, caracterizadas por um clima com baixa pluviosidade, longos e duros invernos e curtos verões. Muito árido, com invernos frios e verões quentes é o clima da maior parte das regiões do interior do continente como os desertos de Gobi e do Taklimakan. O Sudoeste da Ásia a partir da planície do Indus para as margens do Mar Mediterrâneo tem um clima típico da região semi-árida de estepe com baixa precipitação e temperaturas elevadas.

Grande parte das regiões do sul do continente, incluindo o sul da China e da Índia são afetados por uma climas monçónicos com invernos frios e secos e verões quentes e úmidos, com precipitação significativa nos meses do verão. Finalmente, ao longo do equador, há um clima quente e úmido com chuvas repartidas uniformemente ao longo do ano.

TURISMO NA ÁSIA

No que diz respeito ao turismo, segundo as estatísticas da Organização Mundial do Turismo (WTO), Ásia com 190,000,000 turistas em 2006 representa 22,5% do turismo mundial. Os países mais visitados na Ásia são a China, Malásia, Hong Kong e Tailândia.

Vasto território, Ásia, tem muitas atrações para os turistas, de caráter paisagístico, cultural, étnico, histórico. Além disso, podemos dizer que, para um total de 890 sites (dados atualizados para 2009) declarada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, 219 (24,60%) estão na Ásia.