Home / América Central e Caribe / Jamaica / Jamaica atrações turísticas: o que ver na Jamaica
Negril, Jamaica. Author Gail Frederick (gailf548). Licensed under Creative Commons Attribution
Negril, Jamaica. Author Gail Frederick (gailf548)

Jamaica atrações turísticas: o que ver na Jamaica

Jamaica é um destino popular para o turismo de praia no Caribe. A ilha está cheia de montanhas verdes, cobertas com vegetação exuberante, cachoeiras e litoral com belas praias. Jamaica é uma ilha das Antilhas, localizada a oeste de Haiti e é uma ex-colónia espanhola e britânica.

A costa norte da ilha é a mais rica em praias e a mais desenvolvida em termos de turismo. Montego Bay é a capital do turismo jamaicano. Aqui existem vastas praias de areia branca, incluindo o Doctor’s Cave Beach. A poucas dezenas de quilómetros de Montego Bay na ponta extrema ocidental da ilha encontra-se a estância balnear de Negril, caracterizada por praias de areia branca, protegidas por recifes de corais.

Além de Montego Bay outros centros turísticos no litoral norte são Port Antonio e Ocho Rios.

Ocho Rios, Jamaica. Author Tomash Devenishek (04deveni). Licensed under Creative Commons Attribution

Ocho Rios, Jamaica. Author Tomash Devenishek (04deveni)

Em Port Antonio pode tomar em jangada o rafting para o Rio Grande num cenário tropical. A leste de Port Antonio fica o famoso Blue Hole ou Blue Lagoon, uma lagoa com uma ligação estreita pelo mar, cercada por falésias ricas em vegetação. Trata-se dum dos lugares mais fotografados de Jamaica junto com os Dunn River Falls, um grupo de cachoeiras, que estão localizadas perto de Ocho Rios.

Ocho Rios é o destino turístico de maior crescimento de Jamaica. Além das praias são possíveis excursões para os Dunn River Falls, cachoeiras espetaculares, rodeadas por vegetação tropical, localizadas a uma curta distância duma praia de areia branca. A garganta do Fern Gully é um destino pitoresco não muito longe de Ocho Rios. Em Saint Ann’s Bay fica o lugar, onde foi fundado o primeiro assentamento espanhol na ilha: Sevilla la Nueva. O local do primeiro desembarque de Cristóvão Colombo em Jamaica em 1494 – Discovery Bay – está localizado a meio caminho entre Ocho Rios e Montego Bay.

Dunns River Falls State Park, Ocho Rios, Jamaica. Author Jim Amorin (Jim9685). Licensed under Creative Commons Attribution

Dunns River Falls State Park, Ocho Rios, Jamaica. Author Jim Amorin (Jim9685)

A capital Kingston tem algumas atrações históricas e é o centro da música Reggae. Aqui pode visitar a casa de Bob Marley. Nas suas imediações existe a possibilidade de fazer excursões para Port Royal – uma antiga base de corsários – e Spanish Town – a antiga capital espanhola da ilha – , onde fica a catedral de Santiago de la Vega.

Uma boa rede viária abrange toda a ilha e pode ser facilmente percorrida com aluguer de carro. Em 2015 a UNESCO incluiu na sua Lista do Património Mundial da humanidade o primeiro local de Jamaica: Os Blue and John Crow Mountains, uma região montanhosa de densa floresta, localizada no sudeste da ilha. Estas montanhas, além de ser importantes para a sua biodiversidade, foram o refúgio para os tainos (habitantes indígenas originários de Jamaica) e os maroons (escravos africanos), que escapavam da escravidão, imposta pelos colonizadores espanhóis e britânicos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Mapa da Jamaica

Mapa da Jamaica

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem