Home / América Central e Caribe / Jamaica / Jamaica atrações turísticas: o que ver na Jamaica

Jamaica atrações turísticas: o que ver na Jamaica

Jamaica é um destino popular para o turismo de praia no Caribe. A ilha está cheia de montanhas verdes, cobertas com vegetação exuberante, cachoeiras e litoral com belas praias. Jamaica é uma ilha das Antilhas, localizada a oeste de Haiti e é uma ex-colónia espanhola e britânica.

A costa norte da ilha é a mais rica em praias e a mais desenvolvida em termos de turismo. Montego Bay é a capital do turismo jamaicano. Aqui existem vastas praias de areia branca, incluindo o Doctor’s Cave Beach. A poucas dezenas de quilómetros de Montego Bay na ponta extrema ocidental da ilha encontra-se a estância balnear de Negril, caracterizada por praias de areia branca, protegidas por recifes de corais.

Além de Montego Bay outros centros turísticos no litoral norte são Port Antonio e Ocho Rios.

Em Port Antonio pode tomar em jangada o rafting para o Rio Grande num cenário tropical. A leste de Port Antonio fica o famoso Blue Hole ou Blue Lagoon, uma lagoa com uma ligação estreita pelo mar, cercada por falésias ricas em vegetação. Trata-se dum dos lugares mais fotografados de Jamaica junto com os Dunn River Falls, um grupo de cachoeiras, que estão localizadas perto de Ocho Rios.

Ocho Rios é o destino turístico de maior crescimento de Jamaica. Além das praias são possíveis excursões para os Dunn River Falls, cachoeiras espetaculares, rodeadas por vegetação tropical, localizadas a uma curta distância duma praia de areia branca. A garganta do Fern Gully é um destino pitoresco não muito longe de Ocho Rios. Em Saint Ann’s Bay fica o lugar, onde foi fundado o primeiro assentamento espanhol na ilha: Sevilla la Nueva. O local do primeiro desembarque de Cristóvão Colombo em Jamaica em 1494 – Discovery Bay – está localizado a meio caminho entre Ocho Rios e Montego Bay.

A capital Kingston tem algumas atrações históricas e é o centro da música Reggae. Aqui pode visitar a casa de Bob Marley. Nas suas imediações existe a possibilidade de fazer excursões para Port Royal – uma antiga base de corsários – e Spanish Town – a antiga capital espanhola da ilha – , onde fica a catedral de Santiago de la Vega.

Uma boa rede viária abrange toda a ilha e pode ser facilmente percorrida com aluguer de carro. Em 2015 a UNESCO incluiu na sua Lista do Património Mundial da humanidade o primeiro local de Jamaica: Os Blue and John Crow Mountains, uma região montanhosa de densa floresta, localizada no sudeste da ilha. Estas montanhas, além de ser importantes para a sua biodiversidade, foram o refúgio para os tainos (habitantes indígenas originários de Jamaica) e os maroons (escravos africanos), que escapavam da escravidão, imposta pelos colonizadores espanhóis e britânicos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS NA JAMAICA

Booking.com