Home / África / Marrocos / Marrocos: Cidades reais, montanhas e desertos

Marrocos: Cidades reais, montanhas e desertos

Marrocos (Al-Mamlaka al-Maghribiyya) é um reino da África do noroeste, localizado na parte mais ocidental do Mar Mediterrâneo e com vista para o Oceano Atlântico, possuindo uma longa costa. O país está separado do continente europeu pelo Estreito de Gibraltar, as famosas colunas de Hércules da antiguidade.

Marrocos controla também o antigo Saara espanhol (Saara Ocidental), mas o território é ainda em disputa com o movimento independentista da Frente Polisário. O país faz fronteira a leste com a Argélia, a sudeste e ao sul com Mauritânia, ao norte com os enclaves espanhóis de Ceuta, Melilla, e Peñón de Vélez de la Gomera. A capital é Rabat, mas a maior cidade é Casablanca e outras grandes cidades incluem Marraquexe, Tetuan, Tanger, Salé, Fez, Agadir e Meknes.

O território de Marrocos estende-se desde o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo para as cadeias de montanhas do Rif, do Médio Atlas, do Alto Atlas e do Anti-Atlas até chegar ao deserto do Saara. Uma boa parte do país é montanhosa. No extremo norte na costa do Mar Mediterrâneo a partir de oeste para leste está localizada a cordilheira do Rif, que atinge alturas de mais de dois mil metros. A montanha mais alta da cadeia é o Tidighin com 2.455 metros.

Ao sul do Rif e ao norte da cadeia do Médio Atlas fica uma área de planaltos, que inclinam-se para baixo em direção ao oceano Atlântico, formando vastas planícies densamente povoadas. Ao norte encontra-se a planície de Rharb, atravessada pelo rio Sebou. Ao sul estão as planícies de Souss, de l’Oum-er-Rbia e do Tennsift.

No centro da nação a partir de sudoeste para nordeste existem as cadeias do Médio Atlas e do Alto Atlas. O Médio Atlas é o mais setentrional dos dois e excede três mil metros de altura. O pico mais alto é o Jebel Bou Naceur com 3.340 metros.

O Alto Atlas estende-se por 700 km e é a cadeia maior e mais importante do país. Aqui é a montanha mais alta de Marrocos: o Jebel Toubkal com 4.167 m. O Alto Atlas é o limite entre as zonas da agricultura permanente e do deserto do Saara. Para o sul do Alto Atlas extendem-se as montanhas do Anti-Atlas, onde é o maciço vulcânico de Jebel Siroua com 3.304 m. As áreas do sul e do leste são ocupadas por extensões áridas do deserto do Saara.

A economia de Marrocos é largamente baseada na agricultura (cereais, azeitonas, uvas, frutas, legumes, algodão), na pecuária, na pesca e na exploração de recursos minerais, em especial dos fosfatos, do que o país é o maior exportador do mundo. Relevante é a indústria, em especial as áreas, que dedicam-se ao tratamento de matérias-primas. Entre os sectores mais importantes são o do alimentar, do têxtil e da química. Muito importante é o turismo graças às boas instalações hoteleiras e as inúmeras referências históricas como as antigas cidades romanas e as grandes centros de arte árabe e naturais do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 458.730 km² (710.850 km² se incluimos o ex-Saara espanhol): terras aráveis 20%, prados e pastagens 47%, florestas e arbustos 20%, terras incultas e improdutivas 13%
  • População: 32.878.000  (censo de 2013) Árabes-berberes 99%, outros 1%.
  • Capital: Rabat.
  • Língua oficial: A língua oficial é o Árabe; uso generalizado da língua francesa.
  • Religião: muçulmanos 99%
  • Moeda: Dirham (MAD).
  • Fuso horário: UTC+1