Home / Oceania / Tonga / Tonga: As ilhas amigáveis do capitão Cook

Tonga: As ilhas amigáveis do capitão Cook

As Ilhas Tonga (Pule’anga Tonga) são um grupo de ilhas tropicais, localizadas no sul do Pacífico (Polinésia) entre Fiji, Samoa e as Ilhas Cook. São uma monarquia constitucional, associada à Comunidade Britânica. As ilhas, habitadas por uma população polinésia, foram descobertas pelos primeiros europeus em 1616. Nesse ano foram os navios neerlandeses, liderados por Willem Schouten e Jacob Le Maire, a visitar para o primeiro as ilhas. Em 1643 algumas ilhas do arquipélago foram visitadas pelo capitão neerlandês Abel Tasman. Em 1773 e 1777 foi o capitão inglês James Cook, que visitou o arquipélago e para o bem-vindo, que ele recebeu, batizou as ilhas Friendly Islands (Ilhas amigáveis).

O Estado de Tonga (Reino de Tonga) é formado pelos arquipélagos de Tongatapu, Ha’apai e Vava’u juntamente com algumas ilhas dispersas (Niuatoputapu, Niuafo’ou e Tafahi) dum total de 150 ilhas e ilheus. As ilhas emergem duma das mais profundas fossas oceânicas, a Fossa de Tonga com -10.882 metros, ultrapassada apenas pela Fossa das Marianas. A capital Nuku’alofa fica na ilha de Tongatapu, que é a maior ilha com 260 km² e a mais densamente povoada. Outras ilhas importantes são Vava’u, ‘Eau, Lifuka e Foa.

A maioria das ilhas são planas, de origem de coral e na maioria atóis. Mas algumas são ilhas vulcânicas com vulcões ativos como as ilhas de Kao com 1.030 metros de altitude, Tafahi com 560 metros, Niuafo’ou com 260 metros, Late com 540 metros, e Tofua com 515 metros. Existem também inúmeros vulcões submarinos como o Curacoa, cujo topo fica a apenas 33 metros de profundidade, o Home Reef, que surgiu em 2006, o Metis Shoal e o Fonualei.

A agricultura é a base da economia das ilhas. São cultivados mandioca, bananas, coqueiros, batata doce, frutas cítricas e baunilha. São relevantes também a pesca e a pecuária com suínos, bovinos e equinos. —– O turismo é uma boa fonte de renda para as ilhas Tonga.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 748 km²: terras aráveis 67%, prados e pastagens 6%, florestas 11%, terras incultas e improdutivas 16%
  • População: 112.000 (situação em 2005) – polinésios 98%, europeus 1%, asiáticos 1%
  • Capital: Nuku’alofa.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o tonganês.
  • Religião: Cristandade 100% – mórmons 43%, metodistas 26%, católicos 13%
  • Moeda: Pa’anga (TOP).
  • Fuso horário: UTC+13.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com