Home / América Central e Caribe / Caribe Neerlandês / Sint Eustatius: fortalezas e vulcões
Bandeira de Sint Eustatius
Bandeira de Sint Eustatius

Sint Eustatius: fortalezas e vulcões

Uma ilha alternativa do Caribe é a pequena ilha de Sint Eustatius (Santo Eustáquio), abreviadamente chamada Statia. Povoada por cerca de 3.000 pessoas, a ilha está fora do fluxo turístico que investe a maior parte das ilhas do Caribe. A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1493 em sua segunda viagem.

UMA RICA HISTÓRIA DE COMÉRCIO

Sint Eustatius tornou-se uma possessão holandesa em 1636. Nos séculos seguintes, e particularmente no século 18, a ilha tornou-se um importante centro comercial e um local onde o tráfico era praticado. Em 1776, Sint Eustatius se tornou a primeira nação a reconhecer oficialmente os novos Estados Unidos da América. Em 1795, após a Revolução Americana, Statia atingiu o auge absoluto de sua prosperidade comercial, na época a ilha tinha cerca de 20.000 habitantes.

A única cidade da ilha é Oranjestad. A cidade é dividida em duas partes: a cidade alta e a cidade baixa. O centro histórico, a chamada Cidade Alta, tornou-se, após cuidadosa restauração, um tesouro cultural do Caribe. Entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa fica o Forte Oranje, uma fortaleza holandesa construída em 1636.

Na ilha existem outras estruturas defensivas históricas interessantes. No total, Statia tem dezesseis fortes. Alguns dos quais foram restaurados. O edifício religioso mais antigo da ilha é a Sinagoga construída em 1739. Na cidade de Oranjestad, há também o antigo cemitério judeu com uma lápide antiga que data de 1742. Os restos da igreja reformada holandesa datam de 1755. Muitos dos túmulos no pátio da igreja datam do século XVIII.

UM PARQUE MARINHO E ALGUNS VULCÕES PEQUENOS

O mar ao redor de Sint Eustatius está entre os mais intocados do mundo. Um parque marinho foi estabelecido ao redor da ilha. Este parque estende-se ao longo de parte das águas em frente à ilha. Para os mergulhadores, o Sint Eustatius Marine Park oferece dezenas de locais de mergulho. Alguns mergulhos levam a locais de naufrágios antigos.

No centro da ilha existe uma planície onde se encontra o aeroporto e o único centro habitado, a localidade de Oranjestad. Ao sul de Oranjestad está um vulcão adormecido, chamado The Quill, que abriga uma espetacular floresta tropical dentro de sua cratera. Uma caminhada até o vulcão de 600 metros de altura é uma das coisas a fazer se você estiver hospedado na ilha. Enquanto no extremo norte da ilha há uma série de colinas que são os restos de 5 vulcões extintos, incluindo o Boven. A última área forma o Parque Nacional Quill / Boven.

COMO CHEGAR AO SINT EUSTATIUS

A ilha possui um pequeno aeroporto que não tem voos que venham diretamente da América do Norte, do Sul ou da Europa. Mas há conexões aéreas com algumas ilhas do Caribe, incluindo Nevis, Saint Croix, Saint Barthélemy, Anguilla, Saint Kitts e Sint Maarten. A melhor conexão para quem vem da Europa e da América do Norte é através do Aeroporto da Ilha de Sint Maarten, que possui vários voos diretos dos Estados Unidos, França e Holanda.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com