Home / Ásia / Bangladesh - Bangladeche / O Bangladeche: a terra de rios e da água

O Bangladeche: a terra de rios e da água

O Bangladeche (Gana Prajatantri Bangladesh) é uma república popular com Daca como capital. O país é localizado no sul da Ásia e é atravessado pelo Trópico de Câncer. Faz fronteira a oeste, norte e leste com a Índia e pelo sudeste com a Birmânia (Myanmar) e é voltado no sul à Baía de Bengala.

O território do Bangladeche estende-se por uma vasta planície, formada por planícies aluviais dos rios Ganges, Brahmaputra-Jamuna, Tista e Surma-Meghna. Perto da costa fica o enorme delta do Ganges-Brahmaputra, caracterizado pelas inundações dos rios e pela maré. A oeste encontram-se os Sunderbans, uma vasta área coberta por florestas de mangueiras.

No norte do país está a região do Barind, uma planície ondulante, situada entre o Ganges e o Brahmaputra. As únicas áreas montanhosas do país são as colinas de Chittagong e uma pequena área de planalto de Shillong. O pico mais alto do país, o Monte Mowdok Mual com 1.052 metros, fica na fronteira com a Birmânia (Myanmar).

O Bangladeche é um dos países mais pobres do mundo. A sua economia é baseada na agricultura (arroz, trigo, cevada, leguminosas, batata, batata doce, algodão, tabaco, frutas cítricas, cana-de-açúcar, oleaginosas, bananas, mangas, abacaxi, juta e chá), na pecuária (bovinos e bubalinos), na pesca (arenque e camarão) e na exploração florestal (madeira).

As únicas atividades industriais de alguma importância são as relacionadas à transformação de produtos agrícolas e o processamento de tecidos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 143.998 km²: Área arável 67%, prados e pastagens 4%, florestas e arbustos 13%, terra inculta e improdutiva 16%
  • População: 150.100.000 (dados de 2013)
  • Capital: Daca.
  • Língua oficial: A língua oficial é o bengali.
  • Religião: confissão muçulmana 90% (sunita 88%), hinduísmo 9%
  • Moeda: Taka (BDT)
  • Fuso horário: UTC+6 horas