Home / Oceania / Fiji / A cozinha das ilhas Fiji: Tradições melanésias e sabores indianos
Almoço vegetariano de Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
Almoço vegetariano de Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

A cozinha das ilhas Fiji: Tradições melanésias e sabores indianos

As ilhas Fiji são um país multicultural, onde coabitam mais ou menos pacificamente os habitantes melanésios das ilhas e os descendentes dos trabalhadores indianos, que foram importados no século XIX pelos britânicos para trabalhar nos campos de cana-de-açúcar. Além desses dois grupos étnicos principais existem minorias de pessoas provenientes doutras ilhas do Pacífico, da China, da Austrália e da Europa. Com esta diversidade de culturas pode imaginar como a gastronomia dessas ilhas paradisíacas no meio do Oceano Pacífico será variada. Os imigrantes indianos trouxeram ingredientes novos e excitantes de sua terra natal, ajudando a criar um novo tipo de culinária, que prefira o uso de especiarias, chamando-se cozinha indo-fijiana. É por esta razão que a cozinha de Fiji é diferente das outras ilhas do Pacífico pelo uso de especiarias, que os países vizinhos do Pacífico não usam.

Cozinha típica de uma casa de Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Cozinha típica de uma casa de Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Explorando um dos muitos mercados nas várias ilhas deste arquipélago, terá a oportunidade de observar a riqueza de produtos frescos, que crescem nestas ilhas. Esses ingredientes juntamente com a criatividade da cozinha de Fiji contribuem para a criação duma cozinha verdadeiramente diversificada e fascinante. A cozinha tradicional de Fiji é uma mistura maravilhosa de ingredientes locais frescos, cozidos de acordo com a tradição transmitida por gerações. Entre os ingredientes mais utilizados na cozinha de Fiji encontramos coco, peixe, taro, batata doce (kumala), arroz, pão e mandioca (tapioka). Os pratos tradicionais de Fiji incluem uma grande variedade de pratos preparados com moluscos, algas marinhas (nama), polvo, pepino de mar, ouriços do mar, tartarugas, tubarões e outros tipos de peixe.

Preparação do Lovo, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Preparação do Lovo, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Um dos pratos mais característicos de Fiji é o “lovo”. É uma forma tradicional de cozinhar, que realiza-se no subsolo através de pedras quentes. Este tipo de cozimento é típico para todo o Pacífico Sul e é usado para grandes festas como casamentos. É uma maneira muito eficiente de cozinhar grandes quantidades de alimentos ao mesmo tempo. Com este tipo de cozimento o alimento absorve todos os sabores.

O primeiro passo na preparação de um “lovo” começa por acender uma fogueira e depois aquecer as rochas, que servirão de base para o “lovo”. Quando as rochas são suficientemente aquecidas, elas são removidas das chamas e colocadas no fundo dum buraco raso. Em seguida são posicionados ao lado das rochas ardentes pedaços de carne (frango, porco) e peixe bem embalados em folhas de banana.

Em geral a carne é marinada com creme de coco, molho de soja e alho. Sobre a carne e o peixe são cozidos também taro (dalo), mandioca e inhame selvagem (uvi). Uma vez que o buraco está cheio de comida, todo o buraco é coberto com terra. A comida é cozida dessa maneira por um período de tempo que pode variar de 2 a 3 horas. Uma vez que a comida é cozida, o buraco é aberto e os pratos são desenrolados e prontos para serem consumidos. Com este lento cozimento a comida toma um delicioso sabor fumegante devido às folhas e ao método de cozimento.

O coco é um ingrediente típico da cozinha de Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

O coco é um ingrediente típico da cozinha de Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Outro famoso prato de Fiji é o kokodo: Um prato feito de mahi cru (um tipo de peixe) marinado em creme de coco, limão, cebolas e tomates. O creme de coco é um ingrediente importante em muitas delícias de Fiji. Uma grande parte da população de Fiji sendo de origem indiana, a culinária de Fiji inclui também culinária indiana tradicional. Numa viagem às ilhas Fiji pode também ter a oportunidade de saborear pratos típicos da rica cozinha indiana como a Madrasi masala dosa (massa crocante com base de arroz recheada) ou o Punjabi tandoori chicken (frango assado com iogurte e especiarias).

A cerimônia de Kava, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

A cerimônia de Kava, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

A bebida tradicional de Fiji é a Kava (ou Yagona), extraída da planta homônima da família da pimenta (Piper methysticum). A Kava é conhecida por ser um sedativo suave, cujos efeitos facilitam as pessoas a relaxar e criar uma atmosfera social amigável. Esta bebida é amplamente consumida nas aldeias e é uma parte fundamental das celebrações e dos rituais. Ela incorpora o espírito dos habitantes das ilhas. Seus efeitos de relaxamento, de amizade e alegria refletem-se no chamado “Fiji Time”, que é a filosofia da vida dos fíjianos, que vivem sem stress e pressa. A Kava era originalmente preparada por meninas virgens, que mastigavam as raízes da planta antes de misturá-las com água. Hoje a bebida é preparada por razões higiênicas batendo as raízes numa tigela. Esta bebida é típica para o Pacífico inteiro, quer dizer da Melanésia à Polinésia. A Kava tem um lugar extremamente importante na cultura de Fiji.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com