Home / Europa / Espanha / Estremadura: Ruínas romanas, palácios mouriscos e cidades medievais

Estremadura: Ruínas romanas, palácios mouriscos e cidades medievais

A Estremadura, chamada Extremadura em castelhano, é uma região antiga da Península Ibérica, agora dividida entre Espanha e Portugal. A Estremadura espanhola é formada pelas duas províncias de Cáceres e Badajoz, enquanto a capital é a cidade de Mérida. A região faz fronteira a oeste com Portugal, a norte com Castela e Leão, a leste com Castela-La Mancha e ao sul pela Andaluzia. A agricultura com cereais, azeitonas, uvas, algodão e tabaco dum lado e a pecuária doutro lado são as principais atividades da população.

A região é atravessada pelos rios Tejo e Guadiana e seu território é maioritariamente composto pela parte sul da Meseta, um platô, que aqui tem uma altura entre 300 e 400 metros. Ao norte a Meseta é delimitada pelas montanhas do Sistema Central, formada, quer dizer pela Serra de Gata, a Serra de Gredos e a Serra de Bejar, onde fica o pico mais alto da região, o Monte Calvitero com 2.401 metros. Estas montanhas servem como um divisor entre os vales do Tejo e do Guadiana, entre a Serra de Guadalupe e a de San Pedro, enquanto no sul ao longo da fronteira com a Andaluzia encontram-se as montanhas da Serra Morena.

A Estremadura é uma região muito interessante para os turistas. Há belas ruínas romanas, tais como aquelas encontradas na cidade de Mérida (teatro, anfiteatro, ponte romana, aqueduto), a ponte romana de Alcántara, os restos da ponte romana de Alconétar em Garrovillas de Alconétar, as ruínas da cidade romana de Cáparra, a Vía de la Plata romana, que vai de Mérida até Astorga (Castela e Leão). Destacam-se os restos do domínio árabe como os que pode ver em Mérida (Alcázar), Zafra (Alcázar), Badajoz, Cáceres e Trujillo.

Do ponto de vista da natureza Estremadura tem um parque nacional, o Parque Nacional de Monfragüe, dois parques naturais – o Parque Natural de Cornalvo, o Parque Natural Tajo Internacional – e uma reserva natural: a Reserva Natural Garganta de los Infiernos.

Entre as atrações turísticas para visitar existem as belas cidades medievais como Plasencia, Trujillo, Cáceres, Coria, Jerez de los Caballeros, Alcántara, Garrovillas Alconétar e Zafra. Estremadura tem três sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO: A cidade antiga de Cáceres, o complexo arqueológico de Mérida e o Real Mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ESTREMADURA

  • Área: 41.634 km²
  • População: 1.102.000 (censo de 2009)
  • Capital: Mérida

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com