Home / América do Norte / México / A cozinha mexicana: uma cozinha cheia de sabores
Tacos (Cozinha Mexicana). Autor David Berkowitz. Licensed under the Creative Commons Attribution
Tacos (Cozinha Mexicana). Autor David Berkowitz

A cozinha mexicana: uma cozinha cheia de sabores

A culinária mexicana é caracterizada pela utilização duma grande variedade de especiarias, alimentos com sabores fortes e intensos e pela cor de seus pratos. Este conjunto é a combinação da culinária pré-colombiana (Azteca e Maya) e da cozinha espanhola e europeia importada com a chegada dos primeiros conquistadores.

Entre os ingredientes típicos de hoje da cozinha mexicana, mas desconhecidos na América antes da chegada dos europeus encontramos: Porco, vacas, ovelhas, galinhas, arroz, trigo, frutas cítricas, melancia, cebola, alho e pão. Doutro lado encontramos os alimentos desconhecidos na Europa antes da descoberta: Milho, feijão, pimentas (chili), pimentões, tomate, cacau, abacaxi, abacate, abóbora, figo da Índia, peru e baunilha.

A cozinha mexicana é uma das mais ricas do mundo para sabores, ingredientes, proteínas, vitaminas e minerais. Há pratos comuns no México inteiro, mas existem também muitas variedades de pratos exclusivos em cada região do país.

Mole Poblano, Cozinha Mexicana. Autor El Gran Dee. Licensed under the Creative Commons Attribution

Mole Poblano, Cozinha Mexicana. Autor El Gran Dee

A zona norte de México é conhecida por alimentos feitos com carne e queijo. A zona sul é conhecida por pratos com frango e legumes picantes. O prato nacional mexicano é a Mole Poblano (peru com molho de pimenta aromática e chocolate). Outros pratos são as tortillas (bolos de milho cozido na placa), tacos (tortillas preparadas na grelha ou fritos, recheados com carne e servidos com uma variedade de molhos), burritos (tortillas recheadas com feijão, carne, frango temperado com molho de pimenta), os quesadillas (tortillas recheadas com queijo e grelhadas ou fritas), as enchiladas (tortilas recheadas com frango e/ou queijo e em seguida fritas e mergulhadas em molho enchilada), as enfrijoladas (tortillas levemente fritas, dobradas e cobertas com molho de feijão), fajitas (tortillas recheadas com tiras de frango salteadas), os frijoles (creme de feijão cozida com especiarias e depois frita em óleo e servida com pedaços de tortillas).

Entre os molhos mais conhecidos, geralmente muito picantes, encontramos o guacamole (purê de polpa de abacate com cebola, pimentão, limão e tomate), molho de jitomate (molho de tomate cozido), o molho crudo (vegetais crus em pedaços pequenos), molho de chilpotle (chiles em molho de tomate).

Jantar mexicano, Cozinha Mexicana. Autor Dhinal Chheda. Licensed under the Creative Commons Attribution

Jantar mexicano, Cozinha Mexicana. Autor Dhinal Chheda

Excelentes são as frutas como banana, abacaxi, manga, mamão, coco, melancia, melão, uvas e figos.

Entre os doces típicos: Arroz de leche (arroz com leite, açúcar e canela), a cajeta (leite caramelizado), o pastel de queso (doce de queijo), capirotada (torradas, passas, amendoim, nozes, queijo, embebido em xarope feito com açúcar mascavo, canela e outras especiarias), churros (varas, uma massa frita servida com chocolate quente), as empanadas (massa recheada), o flan (creme de caramelo cozida), o dulce de leche (xarope doce de leite), sorvete e paletas (picolés).

Entre os refrigerantes há os “jugos de fruta” (sumos de fruta), as águas frescas (sumos de fruta diluídos com água), os liquados (smoothies de frutas, às vezes com a adição de ovos), o café de olla (café com canela), o chocolate (chocolate com baunilha ao canela quente ou frio). Além de cerveza (cerveja) encontramos bebidas alcoólicas típicas em México como a Tequila, o Mezcal e o Pulque, todas derivadas da planta do agave.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem