Home / América do Norte / México / A cozinha mexicana: uma cozinha cheia de sabores

A cozinha mexicana: uma cozinha cheia de sabores

A culinária mexicana é caracterizada pela utilização duma grande variedade de especiarias, alimentos com sabores fortes e intensos e pela cor de seus pratos. Este conjunto é a combinação da culinária pré-colombiana (Azteca e Maya) e da cozinha espanhola e europeia importada com a chegada dos primeiros conquistadores.

Entre os ingredientes típicos de hoje da cozinha mexicana, mas desconhecidos na América antes da chegada dos europeus encontramos: Porco, vacas, ovelhas, galinhas, arroz, trigo, frutas cítricas, melancia, cebola, alho e pão. Doutro lado encontramos os alimentos desconhecidos na Europa antes da descoberta: Milho, feijão, pimentas (chili), pimentões, tomate, cacau, abacaxi, abacate, abóbora, figo da Índia, peru e baunilha.

A cozinha mexicana é uma das mais ricas do mundo para sabores, ingredientes, proteínas, vitaminas e minerais. Há pratos comuns no México inteiro, mas existem também muitas variedades de pratos exclusivos em cada região do país.

A zona norte de México é conhecida por alimentos feitos com carne e queijo. A zona sul é conhecida por pratos com frango e legumes picantes. O prato nacional mexicano é a Mole Poblano (peru com molho de pimenta aromática e chocolate). Outros pratos são as tortillas (bolos de milho cozido na placa), tacos (tortillas preparadas na grelha ou fritos, recheados com carne e servidos com uma variedade de molhos), burritos (tortillas recheadas com feijão, carne, frango temperado com molho de pimenta), os quesadillas (tortillas recheadas com queijo e grelhadas ou fritas), as enchiladas (tortilas recheadas com frango e/ou queijo e em seguida fritas e mergulhadas em molho enchilada), as enfrijoladas (tortillas levemente fritas, dobradas e cobertas com molho de feijão), fajitas (tortillas recheadas com tiras de frango salteadas), os frijoles (creme de feijão cozida com especiarias e depois frita em óleo e servida com pedaços de tortillas).

Entre os molhos mais conhecidos, geralmente muito picantes, encontramos o guacamole (purê de polpa de abacate com cebola, pimentão, limão e tomate), molho de jitomate (molho de tomate cozido), o molho crudo (vegetais crus em pedaços pequenos), molho de chilpotle (chiles em molho de tomate).

Excelentes são as frutas como banana, abacaxi, manga, mamão, coco, melancia, melão, uvas e figos.

Entre os doces típicos: Arroz de leche (arroz com leite, açúcar e canela), a cajeta (leite caramelizado), o pastel de queso (doce de queijo), capirotada (torradas, passas, amendoim, nozes, queijo, embebido em xarope feito com açúcar mascavo, canela e outras especiarias), churros (varas, uma massa frita servida com chocolate quente), as empanadas (massa recheada), o flan (creme de caramelo cozida), o dulce de leche (xarope doce de leite), sorvete e paletas (picolés).

Entre os refrigerantes há os “jugos de fruta” (sumos de fruta), as águas frescas (sumos de fruta diluídos com água), os liquados (smoothies de frutas, às vezes com a adição de ovos), o café de olla (café com canela), o chocolate (chocolate com baunilha ao canela quente ou frio). Além de cerveza (cerveja) encontramos bebidas alcoólicas típicas em México como a Tequila, o Mezcal e o Pulque, todas derivadas da planta do agave.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com