Home / Europa / França / La Défense: o bairro moderno de Paris

La Défense: o bairro moderno de Paris

La Défense é o distrito comercial mais importante de Paris e o maior centro de negócios da Europa. Ela está localizada na parte ocidental da cidade no final do eixo, que começa a partir do Louvre no centro de Paris através dos Champs-Elysées e o Arco de Triunfo. O nome do bairro vem da estátua chamada “A defesa de Paris” (La Défense de Paris), erigida em honra dos soldados, que defendiam a cidade de Paris durante a Guerra Franco-Alemã de 1870/71.

A área é caracterizada por numerosos edifícios modernos, arranha-céus, escritórios, condomínios e centros comerciais. A maioria dos edifícios modernos, que compõem o distrito de La Défense, são ocupada por escritórios, mas muitas áreas são também utilizadas por grandes centros comerciais. O distrito abrange mais de 160 hectares dentro e fora duma rede circular de avenidas (boulevards) no sentido único. Esta área foi dividida em 2011 em quatro áreas principais: Arche Nord, Arche Sud, Esplanade Nord e Esplanade Sud.

O símbolo do bairro e da cidade moderna de Paris é a Grande Arche ou Arche de la Défense, o monumento desenhado pelo arquitecto dinamarquês Johann Otto von Spreckelsen e construído entre 1983 e 1989. O edifício está completamente coberto de mármore de Carrara, granito cinza e vidro espelhado e é um cubo de 70 metros de largura e 93 metros de altura, que abriga 115.000 metros quadrados de escritórios. Em sua parte superior tem um terraço com vista.

Outro edifício símbolo do bairro é o Centre des Nouvelles Industries et Technologies, conhecido como o CNIT, agora utilizado como um centro de conferências e como um centro de escritórios e lojas. Outros edifícios modernos impressionantes são as torres Total, Areva, Gan, Société Générale e por último a igreja moderna de Notre Dame de Pentecôte.

COMO CHEGAR: Para chegar a La Défense pode usar as estações de Métro de La Défense-Grande Arche e da Esplanade de La Défense.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com