Home / Oceania / Nova Zelândia / A Ilha Norte da Nova Zelândia: vulcões, montanhas e cidades
Mount Tongariro, Nova Zelândia. Autor peterhallwright. Licensed under the Creative Commons Attribution
Mount Tongariro, Nova Zelândia. Autor peterhallwright

A Ilha Norte da Nova Zelândia: vulcões, montanhas e cidades

A Ilha Norte da Nova Zelândia com 113.729 km² e 3.328.700 habitantes é a ilha mais populosa do país. 76% da população da Nova Zelândia vivem aqui, embora a ilha do Sul seja a maior com 151.215 km² e 1.017.300 habitantes. Na Ilha do Norte existem as duas cidades mais importantes: Auckland com 1.313.200 habitantes e Wellington com 381.900 habitantes, a capital do país. A ilha estende-se entre 34 graus de latitude sul e 42 graus de latitude sul, aproximadamente as mesmas latitudes de Madeira e Porto em Portugal, mas no sentido inverso.

Geograficamente a ilha é muito diversificada. As zonas costeiras são baixas e planas como ao longo da parte ocidental da Península do Norte de Auckland ou acidentadas e cheias de enseadas como na parte oriental da mesma península. A maior parte do território é constituído por áreas de colinas ou planícies e intercaladas com pequenas cadeias de montanhas com uma altura máxima por volta de 1.500 a 1.700 metros.

A área central, formada por um platô cheio de vulcões e de manifestações vulcânicas como gêiseres e fumarolas e alguns lagos vulcânicos, incluindo o Lago Taupo com 616 km², o maior da Nova Zelândia, e o lago Rotorua com 79,8 km². O rio Waikato, que origina-se nas encostas do Monte Ruapehu, é o rio mais longo do país com um comprimento de 425 km.

Mount Taranaki (Mount Egmont), Nova Zelândia. Autor Virginia McMillan. Licensed under the Creative Commons Attribution

Mount Taranaki (Mount Egmont), Nova Zelândia. Autor Virginia McMillan

Os relevos são caracterizados por atividade vulcânica, sobretudo no centro da ilha existem inúmeros cones vulcânicos, alguns ainda ativos. O pico mais alto da ilha é o vulcão Ruapehu com 2.797 metros. Mas vulcões notáveis são também o Taranaki/Egmont com 2.518 metros, o Ngauruhoe com 2.291 metros e o Tongariro com 1.978 metros. A cidade principal da Nova Zelândia, Auckland, está localizada no istmo estreito, que une a península longa de North Auckland com o resto da ilha.

A Ilha Norte é dividida administrativamente em nove regiões. De norte a sul: Northland, Auckland, Waikato, Bay of Plenty, Gisborne, Hawkes Bay, Taranaki, Manawatu-Wanganui e Wellington.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: