Home / Oceania / Nova Zelândia / A Ilha Norte da Nova Zelândia: vulcões, montanhas e cidades

A Ilha Norte da Nova Zelândia: vulcões, montanhas e cidades

A Ilha Norte da Nova Zelândia com 113.729 km² e 3.328.700 habitantes é a ilha mais populosa do país. 76% da população da Nova Zelândia vivem aqui, embora a ilha do Sul seja a maior com 151.215 km² e 1.017.300 habitantes. Na Ilha do Norte existem as duas cidades mais importantes: Auckland com 1.313.200 habitantes e Wellington com 381.900 habitantes, a capital do país. A ilha estende-se entre 34 graus de latitude sul e 42 graus de latitude sul, aproximadamente as mesmas latitudes de Madeira e Porto em Portugal, mas no sentido inverso.

Geograficamente a ilha é muito diversificada. As zonas costeiras são baixas e planas como ao longo da parte ocidental da Península do Norte de Auckland ou acidentadas e cheias de enseadas como na parte oriental da mesma península. A maior parte do território é constituído por áreas de colinas ou planícies e intercaladas com pequenas cadeias de montanhas com uma altura máxima por volta de 1.500 a 1.700 metros.

A área central, formada por um platô cheio de vulcões e de manifestações vulcânicas como gêiseres e fumarolas e alguns lagos vulcânicos, incluindo o Lago Taupo com 616 km², o maior da Nova Zelândia, e o lago Rotorua com 79,8 km². O rio Waikato, que origina-se nas encostas do Monte Ruapehu, é o rio mais longo do país com um comprimento de 425 km.

Os relevos são caracterizados por atividade vulcânica, sobretudo no centro da ilha existem inúmeros cones vulcânicos, alguns ainda ativos. O pico mais alto da ilha é o vulcão Ruapehu com 2.797 metros. Mas vulcões notáveis são também o Taranaki/Egmont com 2.518 metros, o Ngauruhoe com 2.291 metros e o Tongariro com 1.978 metros. A cidade principal da Nova Zelândia, Auckland, está localizada no istmo estreito, que une a península longa de North Auckland com o resto da ilha.

A Ilha Norte é dividida administrativamente em nove regiões. De norte a sul: Northland, Auckland, Waikato, Bay of Plenty, Gisborne, Hawkes Bay, Taranaki, Manawatu-Wanganui e Wellington.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: