Home / Europa / França / Córsega: montanhas ásperas e litoral selvagem

Córsega: montanhas ásperas e litoral selvagem

A Córsega (Corse) é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo com 8.680 km². Está localizada a oeste das ilhas do Arquipélago Toscano. A ilha de Capraia está localizada a 30 km da Córsega, enquanto a costa toscana está localizada a 80 km para o leste e para o norte da Sardenha, da qual é separada pelo Estreito de Bonifacio com uma largura de 11 km

A região é composta do ponto de vista administrativo de dois departamentos: a Alta Córsega (Haute-Corse/2B) com a localidade principal de Bastia e a Córsega do Sul (Corse-du-Sud/2A) com localidade principal de Ajaccio. A capital regional e principal cidade da ilha é Ajaccio. Na ilha é falado ao lado da língua oficial francesa a língua corsa, uma linguagem intimamente relacionada com os dialetos da Toscana.

Do ponto de vista geográfico a ilha é composta de montanhas escarpadas, que atravessam a ilha do nordoeste ao sudeste e dando-a um olhar selvagem. O Monte Cinto com 2.706 metros é a montanha mais alta da Córsega, mas a ilha há muitos picos de mais de 2.000 metros. A altitude média da região é de 568 metros.

As costas da ilha, que estendem-se por 1.200 km, são selvagens e felizmente ainda em grande parte intactas. A maioria da costa é alta e rica em enseadas e falésias, mas também existem várias praias, especialmente ao longo da costa leste, que é baixa e arenosa.

A ilha foi anteriormente ocupada pelos fenícios, em seguida tornou-se uma posse de Cartago e após as Guerras Púnicas tornou-se uma possessão romana para tornar-se em 6 d.C. uma província romana.

Durante a Idade Média no século XI a ilha era a propriedade da cidade de Pisa, que gradualmente perdeu o controle em favor de Génova.

No século XIII com a vitória genovesa na batalha perto da ilha de Meloria a Córsega tornou-se uma possessão de Génova, excluindo os breves períodos aragoneses no século XV e o período francês no século XVI, a ilha permaneceu sob controle genovês até 1768, quando com o Tratado de Versalhes a Córsega foi cedida à França.

A economia da ilha, bastante pobre, é baseada no turismo, na agricultura e na exploração dos recursos florestais (cortiça).  40% do território da Córsega é protegido como um parque natural regional. Além da beleza natural do mar e das montanhas do interior outros motivos para agradar aos turistas são as belas igrejas românicas no estilo de Pisa e as inúmeras fortificações e torres espalhadas para a ilha.

A UNESCO entrou o Golfo de Porto, incluindo o Calanque de Piana, o Golfo de Girolata e a reserva de Scandola na lista do património mundial da humanidade em 1983.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • CÓRSEGA (CORSE)
  • Área: 8.680 km²
  • População: 302.000 (censo de 2008)
  • Capital regional: Ajaccio

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com