Home / África / Argélia / Argélia: desertos espetaculares e antigas cidades romanas

Argélia: desertos espetaculares e antigas cidades romanas

A Argélia (Al-Jumhūrīya al-Jazā’irīya ad-dīmūqrātīya ash-sha’bīya) é uma república presidencial da África do noroeste com uma área de 2.381.000 km². É o primeiro país africano por extensão. A nação tem para capital a cidade de Argel. Está dividida em 48 províncias.

É uma ex-colónia francesa, que é lavada no norte pelo Mar Mediterrâneo, limitada a leste pela Tunísia e a Líbia, ao sul pelo Níger, o Mali e a Mauritânia e a oeste por Marrocos. A Argélia tem um litoral ao norte, chamado Tell costeiro, com 1.000 km de comprimento e 100 km de largura. É o lar da maioria das aldeias e terras cultivadas do país.

Ao sul desta região fértil estão as montanhas do Atlas, paralelas à costa com o Atlas do Tell, que atinge a elevação máxima pelo monte Lalla Khedidja com 2.308 metros. Aí existe o principal rio do país e o único com regime permanente: o Cheliff com 725 km de comprimento, que deságua no Mar Mediterrâneo.

Além do Atlas do Tell estende-se um vasto e árido platô estepe, rico em lagos salgados e depressões do deserto, chamados chotts, incluindo o Chott Melrhir, o ponto mais baixo do país com – 40 metros debaixo do nível do mar. Mais ao sul fica a Cordilheira do Atlas saariano, que atinge 2.328 metros pelo Djebel Chélia.

Além do Atlas saariano está localizado o deserto do Saara, que abrange cerca de 80% do território argelino. O deserto tem areia nas regiões do Grande Erg Oriental e do Grande Erg Ocidental, enquanto ao sul estende-se o deserto rochoso, limitado ao extremo sul pelo maciço do Hoggar (Ahaggar), onde há o pico mais alto do país, o Monte Tahat com 2.918 metros.

Para o leste perto da fronteira com a Líbia há a serra de Tassili n’Ajjer, que se estende por 500 quilómetros do noroeste ao sudeste e atinge 2.158 metros pelo Monte Adrar Afao.

Do ponto de vista económico o país é rico em matérias-primas. Em particular existem grandes reservas de petróleo e gás natural além de manganês, urânio, ferro, fosfato, zinco e cobre. A agricultura produz vinho, azeite, frutas cítricas, trigo, cevada, tâmaras e figos. A criação consiste principalmente de ovinos e caprinos. Notáveis ​​são as atrações turísticas do país: os sítios arqueológicos romanos ao longo da costa, os vários e fascinantes paisagens do deserto do Saara e as pinturas rupestres do Tassili n’Ajjer.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 2.381.741 km²: área arável 3,4%, prados e pastagens 13,3%, florestas e bosques 1,7%, terra inculta e improdutiva 81,6%
  • População: 33.300.000 (censo de 2007) árabes 99,5%, europeus 0,5%
  • Capital: Argel.
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe. São faladas línguas berberes e o francês.
  • Religião: muçulmana 99,5%, cristã e judaica 0,5%
  • Moeda: Dinar argelino (DZD)
  • Fuso horário: UTC+1 hora