Home / Ásia / Emirados Árabes Unidos / Emirados Árabes Unidos: cidades modernas, deserto e petróleo

Emirados Árabes Unidos: cidades modernas, deserto e petróleo

Os Emiratos Árabes Unidos (Al-Imārāt al-’Arabīya al-Muttahida) são monarquias hereditárias e formam uma federação de sete emiratos (Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al Qaiwain, Ras al Khaimah e Fujayrah), situados na península arabica, que fazem fronteira a leste com o Omã, a sul e oeste com a Arábia Saudita e para o norte estão molhadas pelo Golfo Pérsico e para o nordeste pelo Golfo de Omã.

 Atravessada pelo Trópico de Câncer, a área é quase inteiramente composta de planície arenosa de deserto, enquanto a costa, cheia de ilhas, está em todos os lugares baixa e arenosa. As únicas montanhas são as montanhas de Al-Hajar, que estão localizadas ao longo da fronteira com Omã, que sobem a uma altitude de mais de 1.000 metros, atingindo o ponto mais alto com a montanha Jabal Yibir, que atinge 1.527 metros.

Nos oásis crescem datas, tomates e frutas cítricas. É praticada a criação de ovelhas, cabras, camelos e bois.  Ao longo da costa a pesca é muito importante, incluindo a de pérolas.

O recurso econômico principal é o petróleo, extraído de muitos campos costeiros e submarinos e os campos de gás natural são também importantes. 70% do petróleo extraído provêm de Abu Dhabi, 25% de Dubai e os restantes de Sharjah e Ras al Khaimah.

O país tem uma refinaria de petróleo própria e possui também indústria química, metalúrgica, mecânica e de cimento. Os Emiratos estão se tornando um importante centro financeiro do Golfo Pérsico. O turismo está crescendo constantemente.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 83.600 km²: terras aráveis 3%, terras incultas e improdutivas 97%
  • População: 4.400.000 (situação em 2007): árabes dos Emiratos 15%, imigrantes 85%
  • Capital: Abu Dhabi.
  • Língua oficial: A língua oficial é o árabe. Falam-se também o inglês, o urdu, o hindi e o perso.
  • Religião: muçulmanos. Os imigrantes são de religião muçulmana a 55%, hindus a 25%, de crença cristã a 10% e de crença budista a 5%.
  • Moeda: Dirham dos Emiratos (AED)
  • Fuso horário: UTC+4
Booking.com