Home / América do Norte / Estados Unidos / O Oregão: a costa mais espetacular dos Estados Unidos

O Oregão: a costa mais espetacular dos Estados Unidos

O Oregão (Beaver State) é um Estado dos Estados Unidos, que está localizado no noroeste do país ao longo da costa do Oceano Pacífico. A maior cidade do Oregão é Portland, mas a capital do Estado é Salem. O Oregão é banhado pelo Oceano Pacífico a oeste, limitado a norte pelo Estado de Washington, a leste por Idaho e ao sul por Nevada e Califórnia.

A costa do Oregão é uma das mais bonitas dos Estados Unidos graças ao ambiente selvagem e às montanhas, que chegam ao mar. Paralela à costa fica a cadeia da Coast Range, uma área rica em florestas com montanhas altas até uma altura de 1.000 metros.

Além da faixa costeira fica a Willamette Valley fértil, onde produzem-se vinhos, legumes e outros produtos agrícolas. Para leste sobem os picos da Cascade Range, onde há a montanha mais alta do Estado, o cone vulcânico de Monte Hood com 3.429 metros. A Cascade Range divide as áreas férteis ao longo da costa ocidental das áreas a leste e sudeste do país, que caracterizam-se pela presença dum deserto árido.

O rio mais importante do Oregão é o Columbia, que marca por longos trechos a fronteira com o Estado de Washington. A costa selvagem do Oregão é o principal destino turístico do Estado. Há também belas praias e paisagens naturais, que são únicas no mundo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 255.026 km², o 9° maior Estado dos Estados Unidos da América
  • População: 3.750.000 (dados de 2008): europeus 86.6%, asiáticos 3.0%, africanos 1.6%, ameríndios 1.3%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 8.0% (dados de 2000).
  • Capital estadual: Salem.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 86,0% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 8.3% da população (dados de 2005).
  • Religião: cristãos 68%: católicos romanos 14%, evangélicos 30%, protestantes 17%, mormons 5%, ortodoxos 2%; além disso muçulmanos 2%, budistas 2% e judeus 1%
  • Fuso horário: UTC-8, no verão UTC-7; Malheur County (zona sul-oriental) UTC-7, no verão UTC-6

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com