Home / Europa / Grécia / Sifnos: excelente gastronomia e cerâmica típica

Sifnos: excelente gastronomia e cerâmica típica

A ilha de Sifnos com 73 km² e uma população de 2.500 faz parte das ilhas Cíclades. Está localizada no centro-oeste do arquipélago no sudeste da ilha de Serifos e no oeste de Paros e Antiparos. A ilha é muito verde por causa das videiras e oliveiras plantadas e é em grande parte montanhosa. O pico mais alto é o Monte Profitis Ilias com 680 m. A produção de cerâmica é ainda uma atividade típica da ilha. Nos últimos anos o turismo começou a desempenhar um papel cada vez mais importante.

Na ilha foram encontrados vestígios de antigos povoados da Idade de Bronze. A ilha de Sifnos era famosa na antiguidade por suas minas de ouro e prata e como um centro de produção de cerâmica egea. Estas minas foram esgotadas em tempos clássicos, relegando a ilha a uma importância secundária na história da Grécia antiga. A cerâmica em contrário é ainda produzida de forma tradicional e é uma parte do trabalho típico dos ilhéus.

Sifnos é famosa por sua comida e sua cozinha, que é uma das melhores das Cíclades. Na ilha é produzido bom queijo, existem alguns deliciosos bolos de mel, torrone e amaretti, bem como produtos naturais tais como amêndoas e alcaparras, mas a especialidade de Sifnos é a bagunça de grão de bico cozido. Outras especialidades são o mastelo, o kapparosalata e o revithokeftedes. Todos os anos há no mês de Setembro um evento gastronômico importante em Sifnos.

Sifnos é famosa pela arquitetura dos seus assentamentos, que é entre as mais típicas das Cíclades. A capital da ilha é a vila de Apolonia, que fica no interior da ilha, enquanto o porto principal na vila de Kamares está localizado ao longo da costa noroeste. Na baía de Kamares existe uma bela praia. Apolonia é uma vila típica das Cíclades, que situa-se sobre duas colinas e um vale. Aqui é um pequeno Museu de Folclore com cerâmica e tecidos tradicionais. Anexado à Apolonia é a aldeia de Artemonas com casas brancas e ruas estreitas. Esta aldeia é muito bonita e vale a pena de visitar a pé.

Na costa leste não muito longe do centro de Apolonia fica a antiga capital Kastro, situada num afloramento rochoso com vista para o mar. O lugar foi originalmente criado pelos bizantinos, que construíram um povoado fortificado. Kastro é uma bela vila medieval rodeada de muralhas venezianas do século XIV. Esta vila há um pequeno museu arqueológico. Debaixo da vila de Kastro há a praia de Seralia.

No centro da ilha nas encostas da montanha mais alta fica o mosteiro de Moni Profiti Ilia, o mais importante da ilha, fundado na Idade Média. A estrutura do mosteiro é formada por uma parede dando ao mosteiro a aparência duma fortaleza. Esta ilha parece ter quase uma igreja para cada dia do ano.

Na parte sul de Sifnos há algumas belas praias como Platys Gyalos, Hrysopigis, Fasolou e a oeste a praia de Vathy. Em Hrysopigis fica a bela igreja de Panagia Hrysopigis, que data do século XVII. No extremo norte de Sifnos fica a aldeia de Heronisos com uma bela praia.

COMO CHEGAR A SIFNOS

FERRIES: O porto de Kamares, onde as balsas chegam, está localizado na parte norte da costa oeste. A ilha de Sifnos é bem servida por balsa em 5 horas e por navios rápidos em 2 horas e 40 minutos para Pireu e para as muitas ilhas das Cíclades. Há balsas rápidas para Folegandros e Milos numa hora e Serifos em 25 minutos, enquanto as balsas ligam Sifnos com Ios em 6 horas, Paros em 2 horas, Serifos numa hora e Santorini em 7 horas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com