Home / América do Sul / Brasil / Paraíba: mar e praias tropicais

Paraíba: mar e praias tropicais

A Paraíba é parte da região Nordeste do Brasil. O Estado tem um litoral curto ao longo do Oceano Atlântico e está rodeado pelos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Aqui está o extremo leste do Brasil e de todo o continente americano: a Ponta do Seixas. A cidade de João Pessoa é a capital do Estado. Outras grandes cidades estão localizadas no interior como Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

A costa é plana e arenosa, mas a maior parte do território da Paraíba está localizada em altitudes que variam entre 300 e 900 metros. O interior do Estado é caracterizado por planaltos como o Planalto da Borborema e várias cadeias de baixas montanhas. Numa delas, a Serra de Teixeira, é o Pico do Jabre com 1.197 metros, que é a montanha mais alta da Paraíba.

Na parte ocidental do Estado da Paraíba é o Sertão Paraibano, uma depressão semi-árida situada a uma altitude entre 200 e 300 metros.

A economia do Estado é baseada em serviços, indústria (alimentos, têxteis, calçado), pecuária e agricultura com cana de açúcar, tabaco e abacaxi. Graças a suas belas praias a Paraíba é um importante destino turístico no Nordeste do Brasil.

A Paraíba é muito mais que sol e mar como diz o lema do órgão de turismo do Governo. Este Estado tem muitas outras surpresas para quem quer aprofundar uma visita ao local. Entre os lugares mais interessantes está o Parque Estadual da Pedra da Boca com suas gigantescas formações rochosas. Este parque está localizado próximo à fronteira com o Rio Grande do Norte. Muito mais para o interior perto da fronteira com o Ceará fica o chamado Vale dos Dinossauros, um local paleontológico, onde pode admirar pegadas fósseis de animais pré-históricos.

O clima da Paraíba.

As atrações turísticas: o que visitar no Estado da Paraíba

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 56.584 km²
  • População: 3.766.834 (situação em 2010): pardos 52,70%, brancos 39,80%, pretos 5,70%, amarelos e indígenas 1,8%
  • Capital: João Pessoa
  • Fuso horário: UTC-3

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM PARAÍBA

Booking.com