Home / Oceania / Nova Zelândia / Northland: um litoral espetacular e colinas verdes

Northland: um litoral espetacular e colinas verdes

O Northland é a região mais setentrional da Nova Zelândia. O território faz parte da Península de Auckland Norte (North Auckland Peninsula), uma península de 285 km de extensão, banhada pelo Mar de Tasman e pelo Oceano Pacífico. O extremo norte é formado pela península estreita de Aupouri. O território é composto principalmente de pequenas e baixas colinas cultivadas ou destinadas à criação de ovinos, em parte arborizadas. O centro principal do Northland é a cidade de Whangarei.

Ao longo da costa leste, cheia de enseadas, um dos destinos turísticos mais populares do país é o Bay of the Islands, onde misturam-se a beleza do mar e as muitas ilhas e ilhotas, que pontilham a costa. É o paraíso de veleiros e dos amantes da pesca. O Bay of the Islands é uma baía em forma irregular, que estende-se por 16 km ao longo da costa nordeste da ilha.

A Bay of Islands é um belo porto natural, dividido em diferentes ramos. Os mais importantes dos quais são o Waikare Inlet para o sul e o Kerikeri e Te Puna (Mangonui) para o noroeste. A pequena cidade de Russell fica no final duma pequena península, que se estende para o sudeste ao longo da baía. Esta cidade foi o primeiro assentamento europeu permanente da Nova Zelândia. Suas origins remontam ao início do século XIX.

A costa oeste do Northland é bastante baixa e arenosa, formada por uma longa faixa de areia, chamada Ninety Mile Beach, que estende-se por quase 90 km. No extremo norte da Ilha do Norte fica Cabo Norte (North Cape), que é o ponto mais setentrional da Nova Zelândia (34° 23′ 47” S). Não muito longe existe o famoso Cape Reinga (34° 25′ 43” S) e o Cabo Maria van Diemen (34° 28′ 20” S).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com