Home / Oceania / Austrália / Vitória: desertos, montanhas, vinhedos, costas escarpadas e praias

Vitória: desertos, montanhas, vinhedos, costas escarpadas e praias

O Estado de Vitória com 237.629 km² e 5.547.527 habitantes (situação de 2010)) está localizado na parte sul da Austrália e é depois da Tasmânia o menor Estado da Austrália, mas é o mais densamente povoado Estado do país. Melbourne com 4.077.036 habitantes, a capital de Vitória, é depois de Sydney a cidade mais populosa da Austrália. É o centro de negócios, artes, desporto e cultura de Vitória. As paisagens variadas ficam apenas uma hora de carro de Melbourne. Cadeias de montanhas nevadas dão lugar a algumas centenas de quilómetros para um deserto estéril. A costa rochosa continua nas florestas impenetráveis de eucalipto, em que parece, que o homem ainda nunca pôs os seus pés. O Estado de Vitória tem mais de 2.000 km de litoral com centenas de praias. A região é uma das áreas vinícolas importantes da Austrália.

Entre as áreas naturais da região de Vitória a mais antiga é a das terras altas dos Grampians, uma região formada mais de 400 milhões de anos depois de violentos terremotos, que está localizada na parte sudoeste do Estado. O vento, a chuva e os rios formaram uma paisagem de montanha encantadora com bosques de eucaliptos, por vezes ainda virgens. Os aborígines, os habitantes originais da Austrália, apelidaram esta região Gariwerd. O noroeste de Vitória consiste dum deserto árido e selvagem com lagos de sal, céu azul e horizontes sem fim. Aqui a sobrevivência de plantas e animais é muito difícil, mas desenvolveu-se uma flora e fauna incomuns.

Não há paisagens mais ricos em contrastes do que a costa leste de Vitória: A costa selvagem do extremo leste de Vitória, o promontório Wilson e o Parque Nacional, localizado no sul do continente australiano. Aqui vai encontrar longos trechos de praias de areia e alguns quilómetros de costa e parques naturais com uma rica vegetação.

A costa oeste de Vitória representa um forte contraste em comparação com a costa leste. A Grande Estrada Oceânica (Great Ocean Road) é uma das zonas costeiras mais espetaculares do planeta. A partir da floresta tropical do Otway National Park até o miradouro dos Twelve Apostles (Doze Apóstolos), formações rochosas peculiares na costa milenar perto de Port Campbell, vai só ver imagens inesquecíveis.

A região alpina de Vitória é a secção central do Estado. Aqui existem ar puro, um mundo vegetal e animal único e vistas deslumbrantes sobre os picos, que alcançam quase 2.000 metros. O ponto mais alto do Estado é o Mount Bogong com 1.986 metros de altura. Florestas de eucalipto são seguidas por vales deslumbrantes e planícies com uma multidão de flores coloridas. Nos Alpes de Vitória a temporada de esqui começa em junho e termina em setembro.

O vale do rio mais longo da Austrália, do Murray, estende-se no norte de Vitória na fronteira com a Nova Gales do Sul. Aqui há belas paisagens do rio, vastas plantações de frutas e os campos dourados lendários ao longo do caminho de Melbourne para o rio Murray, oferecendo uma variedade de imagens pitorescas.

Vitória tem um património paisagístico muito variado. Há desertos, montanhas nevadas e florestas, praias e costões rochosos. Neste ambiente vivem e crescem plantas e animais únicos do mundo. Para defender e preservar a maior parte desta maravilhosa natureza Vitória começou muito cedo estabelecer as reservas e Parques Nacionais. Hoje 12% do território do Estado são protegidos. A maioria dos Parques Nacionais está localizada a menos dum dia de viagem de Melbourne.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com