Home / África / Cabo Verde / Boa Vista: praias, dunas e tartarugas

Boa Vista: praias, dunas e tartarugas

A ilha de Boa Vista é a ilha mais oriental do arquipélago de Cabo Verde e a mais próxima de África. Situa-se a 570 km do continente africano. A ilha é vagamente de forma redonda e cobre uma área de 620 quilómetros quadrados e é a terceira maior ilha depois das ilhas de Santo Antão e de Santiago. A ilha é caracterizada sobretudo por uma paisagem plana e deserta com dunas de areia branca e campos de lava vulcânica. O ponto mais alto da ilha é o Monte Estância, que atinge 387 metros e está localizado perto da costa na parte sudeste da ilha.

O aeroporto internacional de Boa Vista (Aeroporto Internacional Aristides Pereira) liga a ilha com numerosos países europeus. O aeroporto está localizado perto de Rabil ao sul da localidade principal da ilha, a vila de Sal Rei. Sal Rei está localizada ao longo da costa noroeste de Boa Vista e é o porto, onde atracam os ferries vindos doutras ilhas. Os habitantes da ilha dedicavam-se uma vez à agricultura e à colheita de sal, mas hoje ambas atividades estão em declínio. O turismo é em vez a principal atividade, a que dedica-se hoje a população da ilha. Boa Vista é conhecida por suas praias de areia branca e para as dunas de areia, que ocupam uma grande parte da ilha. As dunas mais famosas são as dunas do Deserto de Viana, localizado ao nordeste da aldeia de Rabil a uma curta distância do aeroporto internacional. As dunas estendem-se por uma área de 1 km de largura e 5 km de comprimento. Uma outra atração turística é a pesca, uma atividade praticada pelos cabo-verdianos para a subsistência e que atrai pessoas apaixonadas por este desporto.

A vila mais antiga da ilha é a Povoação Velha, que está localizada no interior da parte sul ocidental da ilha. Povoação Velha foi fundada no final do século XVI e foi a vila mais importante da ilha até 1810. Muitas ruas da ilha mantém ainda as antigas pedras de calçamento. Uma grande parte da ilha é uma sucessão de praias arenosas. Particularmente ao longo da costa sul fica a longa e selvagem Praia do Curralinho, chamada também Praia de Santa Mónica, que estende-se por 20 km. Outras praias são a Praia da Varandinha e a Praia Curral Velho. Ao longo da costa centro-oeste fica a melhor equipada Praia de Chaves.

As baleias jubarte frequentam as águas da ilha entre fevereiro e maio. No período entre junho e outubro pode encontrar as tartarugas marinhas, que vêm para colocar os seus ovos nas praias. Boa Vista é uma das áreas mais importantes de nidificação de tartarugas marinhas do mundo. Entre as praias, onde as tartarugas põem os seus ovos, há aquelas de Porto Ferreira, Boa Esperança, Varandinha, Norte, Canto, Curral Velho, Curralinho e Lacacão. A Turtle Foundation protege activamente os locais para conservar a nidificação de tartarugas nesta ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.