Home / África / Namíbia / Deserto do Namibe: as dunas mais altas do mundo
Deserto da Namíbia, Namib-Naukluft, Namíbia. Author and Copyright Marco Ramerini
Deserto do Namibe, Namib-Naukluft, Namíbia. Author Marco Ramerini

Deserto do Namibe: as dunas mais altas do mundo

O Parque Nacional Namibe-Naukluft, cujo núcleo original foi fundado em 1907 pela administração colonial alemã e posteriormente expandido, é hoje uma das maiores áreas naturais protegidas do continente africano (49.768 quilómetros quadrados). As paisagens, que podem-se admirar, são realmente de tirar o fôlego. A região é caracterizada por formações rochosas altas e isoladas, chamadas “inselberge” ou “kopjes”. Enquanto inselberg é uma palavra de origem alemã, kopje é uma palavra africâner, que significa montanhas isoladas do deserto, formadas por rochas de granito vermelho. A parte mais oriental do parque é formada pelas montanhas da Naukluft.

O deserto do Namibe, que ocupa a maior parte do território do parque, é provavelmente o mais antigo deserto do planeta Terra, tendo uma idade de 80 milhões de anos. Esse vasto mar de dunas de areia, que estende-se de norte a sul ao longo da costa do oceano Atlântico por mais de 1.600 km e de oeste para leste para uma profundidade no interior, que varia entre 50 e 160 km.

A palavra “Namib” significa na lingua Nama “espaço aberto”. Os ventos são os principais responsáveis pela formação das dunas do Namibe, cuja cor indica a sua idade. O ferro contido na areia com o tempo oxidou, criando as características dunas de cor laranja vermelha do Namibe.

Deserto do Namibe, Namib-Naukluft, Namíbia. Autor e Copyright Marco Ramerini..

Deserto do Namibe, Namib-Naukluft, Namíbia. Autor e Copyright Marco Ramerini..

As dunas do deserto do Namibe são as mais altas do mundo, superando os 300 metros acima da planície do deserto circundante. Há uma quantidade surpreendentemente elevada de formas de vida, que adaptou-se à vida nesta área extremamente árida. Há hienas, chacais, órix, cobras, besouros e outros insetos, enquanto muitas variedades de pássaros são encontradas nas imediações dos raros piscinas de água temporárias como Sossusvlei.

As raras chuvas de 10 mm por ano dão por vezes um pouco de alívio para o solo completamente seco para o resto do ano, embora o nevoeiro, que forma-se no oceano Atlântico traz uma certa quantidade de humidade.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.