Home / América Central e Caribe / Cuba / As atrações turísticas de Cuba: o que visitar em Cuba
Cayo Largo, Cuba. Autor Vgenecr. Licensed under Creative Commons Attribution
Cayo Largo, Cuba. Autor Vgenecr

As atrações turísticas de Cuba: o que visitar em Cuba

Cuba é a maior ilha do Caribe e abrange mais de 105.000 quilómetros quadrados. A República de Cuba é composta por uma ilha grande e uma série de grupos de ilhéus: O arquipélago Canarreos na costa sul ocidental, o arquipélago de Camagüey e o Arquipélago de Sabana na costa atlântica do norte central, o arquipélago dos Jardins da Reina na costa sul central e o arquipélago Colorados na costa do noroeste. A segunda maior ilha de Cuba é a Isla de la Juventud (Ilha da Juventude) no arquipélago Canarreos.

Cuba, a pátria da revolução de Fidel Castro e de Che Guevara, é também uma ilha de sol e de praias. A maioria dos turistas doutros países chega nos aeroportos internacionais de Havana (José Martí International Airport) e de Varadero (Juan Gualberto Gómez Airport). Mas a ilha tem outros aeroportos internacionais, que servem as áreas mais visitadas pelos turistas: Camagüey, Cayo Coco, Cayo Largo del Sur, Cienfuegos, Holguín, Manzanillo, Santa Clara e Santiago de Cuba.

Havana, a capital de Cuba, é uma cidade com um centro antigo, que remonta ao período colonial espanhol. A cidade foi fundada pelos espanhóis em 1519 numa baía natural ao longo da costa noroeste de Cuba. O centro histórico e o sistema de fortificações espanholas de Havana foram incluídos no Património Mundial da UNESCO. O centro de Havana tem uma grande variedade de estilos arquitectónicos, que incluem exemplos de estilo barroco colonial, neoclássico, art déco, eclético e modernista.

Trinidad, Cuba. Author Stephen Colebourne (jodastephen). Licensed under Creative Commons Attribution

Trinidad, Cuba. Autor Stephen Colebourne (jodastephen)

Cuba e Havana trazem à mente os escritos de Ernest Hemingway. Aqui ele criou o romance “O Velho e o Mar”. Na sua residência da propriedade Finca Vigía há um museu dedicado ao escritor. Existem móveis e outros objetos pertencentes ao escritor. No museu o visitante volta para os tempos, em que Hemingway viveu em Cuba. Neste museu encontra-se também o barco “Pilar”, o seu companheiro fiel da pesca no mar de Cuba.

A ilha de Cuba é um destino turístico famoso do Caribe graças ao seu clima favorável, às praias, à arquitetura colonial, à história e às paisagens naturais. Na parte ocidental a paisagem cárstica do Vale de Viñales é muito bonito. Ele foi incluído no Património Mundial da UNESCO. O território da ilha é protegido por 9 parques nacionais: Alejandro de Humboldt, Caguanes, Ciénaga de Zapata, Desembarco del Granma, Guanahacabibes, Jardins da Reina, Serra Cristal, Turquino e Viñales.

Cayo Largo, Isla de la Juventud, Cuba. Author Luca Nebuloni. Licensed under Creative Commons Attribution

Cayo Largo, Isla de la Juventud, Cuba. Autor Luca Nebuloni

Cuba tem uma mistura rica de culturas diferentes, trazidas para a ilha pelos europeus, africanos e nativos. Nesta variedade de culturas pode-se distinguir a arquitetura, a música, a dança, a comida e o artesanato. Entre as mais belas cidades coloniais encontram-se Trinidad, Cienfuegos, Santiago de Cuba, Baracoa, Camagüey e Sancti Spíritus.

As praias mais famosas de Cuba existem em Varadero, Cayo Largo (Playa Sirena, Playa Paraiso), Cayo Coco (Playa Los Flamencos), Cayo Guillermo (Playa Pilar), Cayo Santa María (Playa Perla Blanca), Trinidad (Playa Ancón), Cayo Sabinal (Playa Los Pinos), Guardalavaca (Playa Esmeralda e Playa Guardalavaca), na Isla de la Juventud (Playa Francés) e em Cayo Levisa.

Cuba tem 9 sítios inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO. Destes 7 sítios são de carácter cultural: A paisagem arqueológico das primeiras plantações de café na parte sul oriental de Cuba, o centro histórico de Camagüey, Havana Velha e o seu sistema de fortificações, o Castelo de San Pedro de la Roca em Santiago de Cuba, Trinidad e o Vale de los Ingenios, o centro histórico de Cienfuegos e o Vale de Viñales. 2 sítios são de carácter natural: O Parque Nacional Alejandro de Humboldt e o Parque Nacional Desembarque do Granma.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker