Home / Europa / Andorra / Andorra: um antigo principado nos Pirineus
Bandeira de Andorra
Bandeira de Andorra

Andorra: um antigo principado nos Pirineus

Andorra (Principat d’Andorra-Principauté d’Andorre) é um pequeno principado situado en los Pirinéus, formalmente sob a soberania conjunta da França e do bispo de Urgel (Espanha). O pequeno principado de Andorra ha preservado o seu isolamento graças à sua situação geográfica durante muito tempo.

O Principado de Andorra está localizado na faixa leste das montanhas de Pirineus em uma área rica em florestas e está atravessado pelo vale do rio Valira. O Passo de Envalira, que está localizado à uma altitude de 2.409 metros, o separa da França. A maior parte da paisagem de Andorra tem sido moldado por geleiras.

O divisor de águas dos Pirenéus separa França de Andorra. As montanhas alcançam alturas consideráveis ​​chegando a quase três mil metros. A Coma Pedrosa (2.943 metros), uma montanha que está localizada no noroeste do país perto da fronteira com a Espanha e a França, é o pico mais alto de Andorra.

O Principado é agora uma área com isenção de direitos e um resort de verão e inverno importante. Essa peculiaridade lhe rendeu um importante desenvolvimento do turismo. Contribui com 80% ao produto interior bruto do país. Andorra é um paraíso fiscal muito apreciado.

O território onde hoje se encontra o principado foi submetido ao governo do Bispo de Urgel desde o século décimo.  O Principado de Andorra é um estado que tem origens medievais, foi fundado no século XIII como uma entidade estatal, cuja soberania foi dividida entre o Bispo de Urgel e o conde de Foix. Nos séculos seguintes o conde de Foix foi substituído pelo rei da França e mais tarde pelo presidente da República Francesa, que é representado pelo prefeito do departamento dos Pirineus Orientais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 468 km²
  • População: 72.320. Espanhóis (43%), Andorranos (33%), Franceses (7%) e Portugueses (11%).
  • Capital: Andorra la Vella (Andorra la Vieja; Andorre-la-Vieille; Andorra-a-Velha)
  • Línguas: A língua oficial é o Catalão. O Espanhol e o Francês são falados também.
  • Religião: Catolicismo.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com