eXTReMe Tracker
Home / Oceania / Austrália / Tasmânia: a grande ilha australiana
Cradle Mountain, Tasmânia, Austrália. Author Bjørn Christian Tørrissen. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Cradle Mountain, Tasmânia, Austrália. Author Bjørn Christian Tørrissen

Tasmânia: a grande ilha australiana

A Tasmânia é uma ilha grande localizada na parte sul do continente australiano. Esta ilha perdida ao longo da costa sudeste da Austrália - do qual é separada pelas águas do Estreito de Bass, um braço do oceano 240 km de largura - forma o menor Estado federal de Austrália (68.401 quilômetros quadrados).

Tasmania foi descoberta em 1642 pelo explorador holandês Abel Tasman que a nomeou Terra de Van Diemen em homenagem ao então governador do Índias Orientais Holandesas Anton Van Diemen. O nome Tasmania substituiu o original apenas no século XIX. Em 1830 - ao longo da costa sudeste da ilha, em Port Arthur na Tasman Peninsula - os britânicos estabeleceram uma colônia penal, lançando as bases para a subsequente colonização da Tasmânia.

A Tasmânia é uma terra amarradas por tempestades e surges da tempestade, caracterizada por um clima puramente oceânico, com chuvas frequentes e constantes. A chuva eo sol alternam várias vezes no mesmo dia, tornando o clima da Tasmânia muito semelhante ao Inglês.

Até a última idade do gelo - 10.000 anos atrás - uma faixa de terra ligava a Tasmânia para o continente australiano. Mas, com o reaquecimento após da idade do gelo a faixa de terra foi submersa pelo oceano isolando Tasmânia e seus habitantes. Por causa do isolamento na Tasmânia prosperam uma infinidade de espécies animais e vegetais únicas no mundo como o Demônio da Tasmânia ou palmas Pandani - os maiores das monocotiledôneas no mundo - que crescem somente na Tasmânia.

Wineglass Bay e Promise Bay, Freycinet National Park, Tasmânia, Austrália. Author Bjørn Christian Tørrissen. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Wineglass Bay e Promise Bay, Freycinet National Park, Tasmânia, Austrália. Author Bjørn Christian Tørrissen

A ilha tem montanhas cobertas de florestas de eucalipto. No centro da ilha, é um planalto de origem vulcânica - cheio de pequenos lagos - culminando com a Mount Ossa (1.617 metros), que é o pico mais alto da ilha. A paisagem de grande parte da ilha foi fortemente moldada por geleiras.

A costa oeste é alta e rochosa, muitas vezes cercada por altas falésias. A cidade mais importante Hobart está localizada no final do vale do rio Derwent na parte inferior de uma ampla baía - Storm Bay - localizada ao longo da costa sudeste. No centro da costa norte - a que está enfrentando para Austrália - é o importante porto de Devonport, enquanto cerca de 100 km a sudeste de Devonport - ao longo do vale do rio Tamar - é outra grande cidade de Launceston.

Quase a metade do território da Tasmânia é protegido por parques e reservas naturais que ajudam a preservar a beleza espetacular desta terra austral selvagem e isolada.

Clima da Tasmânia.

  • Área: 68.401 quilômetros quadrados.
  • População: 514.000 (2014).
  • Capital: Hobart.
  • Língua oficial: A língua oficial é o Inglês.
  • Religião: Cristã.
  • Moeda: Dólar australiano (AUD)
  • Fuso horário: UTC +10 (Verão: UTC +11).

NUmber One 300x250 _Promo USA 300x250
rentalcars.com