Home / América do Norte / Estados Unidos / O Estado de Washington: natureza e alta tecnologia

O Estado de Washington: natureza e alta tecnologia

O Estado de Washington (The Evergreen State) está localizado no noroeste dos Estados Unidos ao longo das margens do Oceano Pacífico, fazendo fronteira com o Canadá no norte e no leste com Idaho e no sul com Oregão. A cidade mais importante é Seattle, mas a capital do Estado é Olympia. Outras cidades importantes são Spokane e Tacoma.

Modelado pela acção vulcânica e pelas geleiras, o Estado de Washington é caracterizado pela presença de quilómetros de costa baixa e arenosa. A característica geográfica do Estado é a presença de montanhas da Cascade Range, que atravessa o país de norte a sul, influenciando fortemente o clima e que é composta de vários grandes vulcões como o Monte Rainier com 4.392 metros, o pico mais alto do Estado.

Outros grandes vulcões são o Monte Adams com 3.743 metros, o Mount Baker com 3.285 m, o Glacier Peak com 3.213 metros e o Mount St. Helens com 2.550 metros. Para o leste da Cascade Range está localizado o planalto do rio Columbia, que é o rio mais importante do Estado, marcando por longos trechos a fronteira sul com a Oregão.

A costa do Estado de Washington para o sul é uma linha reta com longas tiras de costa baixa e arenosa, enquanto é irregular e cheio de ilhas ao norte. No Puget Sound a oeste da costa fica a Olympic Peninsula, dominada pelo Monte Olympus com 2.432 metros. Está separada da ilha de Vancouver no Canadá pelo Estreito de Juan de Fuca. O Estado de Washington é densamente coberto por florestas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 184.827 km², o 18 maior Estado dos Estados Unidos da América
  • População: 6.550.000 (dados de 2008): europeus 81.8%, asiáticos 5.5%, africanos 3.2%, ameríndios 1.6%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 7.5% (dados de 2000)
  • Capital estadual: Olympia.
  • Língua: A língua oficial é o Inglês, falado como primeira língua por 83,8% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 6.7% da população (dados de 2005).
  • Religião: Cristãos 69%: católicos romanos 16%, evangélicos 25%, protestantes 24%, mormons 2%, testemunhos de Jeová 1%; além disso budistas 1% e judeus 1%
  • Fuso horário: UTC-8; no verão UTC-7

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com