Home / Europa / França / Vienne: Os restos duma antiga cidade romana

Vienne: Os restos duma antiga cidade romana

A cidade de Vienne está localizada ao longo do rio Ródano a 30 km ao sul de Lião. Vienne, fundada pelos romanos, é hoje um importante sítio arqueológico, classificado como uma cidade de arte e história (Ville d’Art et d’Histoire).

Vienne foi fundada como uma aldeia céltica na margem esquerda do rio Ródano a 30 km ao sul de Lião. A cidade propriamente dita foi, porém, posteriormente fundada por Júlio César em 47 a.C. como uma colónia romana. Sob o imperador Augustus foi batizada “Colonia Julia Augusta Florentia Vienna”.

Graças à sua posição tornou-se um importante centro administrativo e durante o período de 259 até 269 d.C. Vienne era a capital da Província Viennensis.

Em 438 d.C. a tribo germânica dos Borgonheses conquistou a cidade. Um século mais tarde Vienne encontrou-se sob o controle dos Francos. Mais tarde Carlos II, imperador do Sacro Império Romano, cedeu Vienne ao Rei da Provença. Em 933 tornou-se parte do Reino borgonhês de Arles. No final do século IX a cidade tornou-se parte do Sacro Império Romano.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM VIENNE

Ainda hoje a cidade é famosa por suas ruínas romanas, incluindo um teatro, que originalmente tinha mais de 13.000 lugares sentados, um aqueduto, as arcadas do Forum e o monumento mais bonito: o Templo Romano de Augustus e Livia.

O templo foi construído no início do século I d.C..  Este belo templo – quase completamente intacto – está localizado no centro da cidade e está rodeado de três lados por colunas.

Os critérios de estilos seguidos na sua construção permitem uma datação bastante precisa por volta dos anos 20-10 a.C. Naquela época o templo foi provavelmente dedicado ao imperador.

Posteriormente a fachada e dois terços da parte oriental do edifício foram reconstruídos e esta vez o templo foi dedicado também à Livia, esposa de Augusto, que morreu em 29 d.C. e foi deificada no início do reinado de Claudius.

No antigo fórum pode ver dois enormes arcos, que estão localizados no canto do “Jardim Arqueológico de Cibele”. Os dois arcos foram construídos com calcário especialmente transportado a partir do sul da França. Este edifício foi construído durante o reinado do Imperador Tibério.

Vienne vale realmente uma visita. Entre os principais locais a visitar são: o teatro romano, o aqueduto, os arcos do Fórum, o Templo Romano de Augusto e Lívia, o santuário e o complexo monumental de Pipet, a pirâmide do Circo, o palácio Miroir e o sítio arqueológico de Saint Romain en Gal.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com