Home / Europa / Áustria / Viena: cidade capital do Império de Habsburgo
Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini
Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini

Viena: cidade capital do Império de Habsburgo

Viena, capital da Áustria, é uma cidade de música, de cafés, da valsa, dos parques e dos doces. É um centro cosmopolita, onde diferentes grupos étnicos têm vivido juntos durante séculos, misturando as suas identidades culturais. Por 640 anos era a capital do Império de Habsburgo. Viena é hoje uma cidade elegante de 1,6 milhões de habitantes.

A cidade oferece aos visitantes uma grande arquitetura, museus maravilhosos e uma importante tradição musical. Viena é a cidade de Strauss, assim como doutros compositores. Mahler, Mozart e Beethoven deixaram vestígios importantes.

Viena está localizada numa posição descentralizada em relação ao estado austríaco atual. A cidade situa-se no nordeste da Áustria a apenas 40 km da fronteira com a Eslováquia. A cidade é atravessada pelo Danúbio, enquanto um pequeno canal (Donaukanal) flui em torno da cidade velha a leste.

A área de Viena foi inicialmente habitada pelos Celtas e em seguida em 100 d.C. os romanos fundaram o posto militar de Vindobona para defender a cidade de Carnuntum. Desse período existem restos das antigas muralhas construídas entre 100 e 500 d.C.

Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini

Viena, Áustria. Author and Copyright Liliana Ramerini

Na Idade Média a cidade viu uma sucessão de ocupações, que terminou em 1278, quando Rudolph I da Alemanha estabeleceu o domínio de Habsburgo sobre a Áustria e Viena, que terminou com o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918.

Graças a Albert II de Habsburgo Viena tornou-se a partir de 1483 a capital do Império de Habsburgo. Desse longo período datam os principais monumentos e edifícios, que fazem esta cidade única. Em Viena há importantes prédios arquitetônicos das épocas medieval e barroca e da Gründerzeit. A partir do século XVI Viena tornou-se a capital universalmente reconhecida pela música européia.

Hoje é uma das capitais mais visitadas pelos turistas internacionais. Em 2001 o centro histórico da cidade foi adicionado à lista do Património Mundial Cultural da Humanidade da UNESCO.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com